Arquivo PMC |
Uma missa com batizados marcou o início da Festa de São Pedro neste domingo, na comunidade do bairro da Cervejaria. O ato foi na Igreja de São Pedro, e a programação prevê ainda um almoço com muito peixe, procissão terrestre e fluvial pelo rio Paraguai, a partir das 15h, e uma quermesse com apresentações culturais e show com a Banda Destaque, a partir das 18h.
Padroeiro dos pescadores, o dia de São Pedro, 29 de junho, é comemorado com grande ênfase pela comunidade corumbaense. Esta tradição fez com que, em 2005, o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira incluísse a festa no calendário cultural e turístico de Corumbá.
A festa é realizada pela comunidade de da Cervejaria e tem apoio da Prefeitura de Corumbá, através da Secretaria Executiva de Turismo e da Fundação de Cultura do Pantanal. E foi esta união que permitiu o resgate de uma das mais tradicionais festas da cidade e que, no início deste século, parecia fadada ao esquecimento.
O município participa do evento garantindo a infra-estrutura, como a praça de alimentação com cinco barracas, e organiza a procissão terrestre, que tem a participação dos barcos-hotéis.
Um dos destaques é a procissão fluvial no Rio Paraguai, que reúne grandes embarcações, comunidade da Cervejaria e de outras localidades da região ribeirinha, na maioria pescadores, e até turistas. Além de demonstrar devoção ao santo, os participantes enfeitam seus barcos, dando maior brilho ao ato.
Após o retorno das embarcações ao porto, os fiéis seguem em procissão até a Igreja de São Pedro, na Cervejaria, para a segunda missa do dia, celebrada pelo padre Osvaldo Scotti, um dos incentivadores da festa, que vai até amanhã, com o Festival de Prêmios.