Festa de São Pedro registra aumento de fiéis em Corumbá

  Foto: Marcos Boaventura

  
Fiéis durante procissão, destaque da festa de São Pedro

Emoção, alegria e fé, são sentimentos transmitidos durante toda a comemoração deste domingo (29) pelos devotos de São Pedro, padroeiro dos pescadores. De acordo com a Polícia Militar (PM), cerca de 2 mil pessoas passaram pela festa realizada em frente e a Igreja de São Pedro e no espaço ao lado.

“Este ano a festa foi mais especial. A comemoração aconteceu em um domingo, portando mais pessoas tiveram a oportunidade de participar e graças a São Pedro o clima estava ótimo”, destaca padre Osvaldo Scotti, pároco da Igreja de São Pedro.

Para Osvaldo, o número de fiéis na festa aumentou em cerca de 60% em relação ao ano passado. “Acho esse aumento aconteceu graças ao apoio da Prefeitura de Corumbá, que ajudou na organização e divulgação da festa, incluindo o evento nos folders da programação do Arraial do Banho de São João, a divulgação de rádios, televisão e jornais locais e também a bandeira que a dona Ivone que este ano começou a buscar fundos para a festa mais cedo, a partir do dia primeiro de junho”, salientou o padre.

Padre Osvaldo relaciona o sucesso da festa também a fé do povo corumbaense que na sua concepção é emocionante. Exemplo disso, é a dona Luiza Gonçalves de Oliveira que participa da festa há 20 anos, não consegue traduzir a emoção que sente neste dia. “São Pedro é muito milagroso, sempre atende as minhas preces. Fico muito emocionada durante a procissão no rio Paraguai, sinto uma imensa paz, não sei explicar direito”, afirma.

A pescadora Divina Vieira dos Santos tornou-se devota de São Pedro há doze anos e acredita que o Santo protege realmente os pescadores. “Sinto-me mais segura, pois sei que ele me protege tanto no rio, quanto em terra firme”, explica à devota.

A procissão fluvial, momento mais esperado pelos devotos, que cantam, louvam e rezam para São Pedro, pedindo forças, prosperidade e renovação da fé, contou com três embarcações: Sort’s, Marruá e Pérola. 

Após a procissão pelo rio Paraguai as festividades continuaram com o encerramento da missa em louvação a São Pedro, quermesse, apresentações culturais e show baile com a Banda Destaque.

Skip to content