Banco apresenta programa de desenvolvimento no Taquaral

 Prefeitura de Corumbá

  

 Produtores conheceram programa do Banco do Brasil e tiraram dúvidas sobre financiamentos

A apresentação do programa Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS), do Banco do Brasil, a produtores rurais do assentamento Taquaral foi acompanhada pela Prefeitura de Corumbá, através da Secretaria Executiva de Desenvolvimento Agropecuário, na manhã desta quinta-feira, 10 de julho. O encontro reuniu cerca de 50 parceleiros da Agrovila 2.

O DRS é uma estratégia que visa impulsionar o desenvolvimento sustentável das regiões onde o Banco do Brasil atua por meio da mobilização de agentes econômicos; políticos e sociais. O programa apóia a formação de uma rede de colaboração com a disseminação de conhecimento e promoção do desenvolvimento sócio-econômico que permite a inclusão social; democratização do acesso ao crédito; impulsiona o associativismo e o cooperativismo e contribui para a melhora dos indicadores de qualidade de vida.

“Nossa intenção é trabalhar o Desenvolvimento Regional Sustentável na cadeia do leite, que é muito forte aqui no assentamento Taquaral”, explicou o gerente geral da unidade corumbaense do Banco do Brasil, Carlos de Oliveira Souza, responsável pela apresentação do chamado DRS/Leite aos produtores daquela localidade.

De acordo com o presidente da Associação dos Produtores dos Assentamentos de Corumbá (Aprac), Josuel dos Santos, no Taquaral – onde ele mora – a produção mensal de leite está na faixa dos 2 mil litros. O produto atende o mercado corumbaense.

Participando da reunião, o secretário executivo de Desenvolvimento Agropecuário, Marco Antônio Freire de Barros, informou que o programa DRS trará “grandes vantagens” para os produtores rurais dos assentamentos de Corumbá, uma vez que reunirá representantes técnicos da própria Prefeitura e dos Governos Estadual e Federal.  Barros antecipou que um Conselho, com todas essas instituições, será criado para administrar as ações do DRS. A Prefeitura ainda garantirá técnicos para assistir aos produtores.

Renegociação de dívidas

As famílias da Agrovila 2, do assentamento Taquaral, também receberam orientações a respeito da Medida provisória 432, editada pelo Governo Federal em 27 de maio deste ano, instituindo medidas de estímulo à liquidação ou regularização de dívidas originárias de operações de crédito rural e de crédito fundiário.

Eles foram informados que têm até o final de setembro para a assinatura de uma carta de intenções solicitando renegociação da dívida rural junto ao banco, que analisará cada situação. Os parceleiros também conheceram detalhes de novas linhas de crédito e financiamento oferecidas pelo Banco do Brasil.

Skip to content