Prefeitura de Corumbá |
O pequeno prédio, acanhado e com salas apertadas, que abrigada o CRAS I (Centro de Referência da Assistência Social), do Centro América, está passando por uma total transformação. O local, que atende famílias em situação de vulnerabilidade do bairro e regiões vizinhas, está sendo totalmente reconstruído, seguindo um projeto estabelecido pela Prefeitura Municipal, que servirá inclusive de modelo para futuros empreendimentos na cidade.
As obras estão em andamento. No local do pequeno prédio de 243 metros quadrados está surgindo um amplo empreendimento, de 513 metros quadrados, edificado em uma área de 701 metros quadrados, que contará inclusive com um amplo salão de reuniões, e também para festas, além de espaço para crianças, espécie de um playground, e um quiosque.
As obras estão sendo executadas pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, por meio da Secretaria Executiva de Infra-Estrutura e Habitação. Em visita ao local, junto com o secretário executivo Ricardo Ametlla, o secretário Cássio Augusto da Costa Marques explicou que o antigo prédio não atendia a demanda atual. Segundo ele, são mais de 300 famílias cadastradas no CRAS I, pela Secretaria Executiva de Assistência Social, e havia necessidade de uma completa remodelação, inclusive com ampliação do espaço.
“Estamos reformando totalmente o prédio antigo, readequando o espaço, e ampliando á área física que ganhará um salão para reuniões, área para cursos, atendimentos aos programas sociais desenvolvidos pela Prefeitura, coordenação, banheiros, além de outras repartições necessárias. Para se ter uma idéia, o novo prédio terá, entre outras coisas, quatro salas para atividades diversas e uma de múltiplo uso”, disse Cássio.
Na obra a Prefeitura está investindo R$ 270 mil, recursos próprios. O secretário explica que o projeto servirá de modelo para outros empreendimentos do gênero na cidade. “O CRAS do programa Casa Nova, será como este que estamos construindo aqui, no Centro América. A determinação é que todos os demais que estão sendo programados para a cidade, sejam idênticos a este”, afirmou, lamentando apenas o fato da Prefeitura não poder seguir o projeto no CRAS II, da Nova Corumbá, por falta de espaço adequado.
Dois centros
Atualmente existem dois CRAS em Corumbá. São cerca de 600 famílias cadastradas que utilizam os espaços para desenvolvimento dos mais variados projetos sociais. O do Centro América atende famílias de 11 bairros. Entre as principais ações estão os cursos de artes manuais para as mães, que já até criaram uma cooperativa para comercializar os produtos.
Além dos cursos profissionalizantes, o CRAS realiza palestras sobre os mais diversos temas, como sexualidade, planejamento familiar, violência e drogas, e conta com oficinas de dança (balé e capoeira) para crianças, adolescentes e adultos (mulheres acima de 30 anos). Também trabalha com grupos de idosos e portadores de deficiências, com atividades manuais, motivando a coordenação motora e a memória.