Defesa Civil forma brigada de combate a incêndios

 Prefeitura de Corumbá

  
Capacitação inclui noções sobre primeiros socorros

A Gerência de Ações de Defesa Civil de Corumbá promoveu curso de Brigada de Combate a Incêndio para 45 funcionários da empresa Granel Química. A capacitação foi dividida em duas turmas e teve carga horária de 40 horas. O treinamento teve aulas práticas e teóricas que abordaram questões relacionadas ao combate a incêndio e primeiros-socorros.

O gerente de Defesa Civil, capitão-bombeiro Fábio Catarineli, explicou que o curso – realizado entre os dias 11 e 22 de agosto – deu condições aos participantes atuarem em situações de emergência nas dependências da empresa. Também permitiu a adoção de uma postura preventiva fora do local de trabalho.

Seis técnicos da Defesa Civil ministraram as aulas e outros três integrantes do órgão participaram como alunos do curso. A mesma capacitação já foi levada para outras empresas de Corumbá.

Atribuições

São atribuições das Brigadas de Incêndio: combater princípios de incêndio, efetuar salvamento e exercer a prevenção; combater os riscos de incêndio do prédio; promover medidas de segurança, propostas pelo Técnico de Segurança; participar das inspeções regulares e periódicas; conhecer as vias de escape; conhecer os locais de alarme de incêndio e o principio de acionamento do sistema; conhecer todas as instalações do prédio; verificar as condições de operacionalidade dos equipamentos de combate a incêndio e de proteção individual; atender, imediatamente, a qualquer chamado de emergência; agir de maneira rápida, enérgica e convincente em situação de emergência. A brigada após o término do expediente, terá que verificar se portas, janelas, arquivos, gavetas, foram fechadas e se os aparelhos elétricos foram desligados.

Skip to content