Semana do Trânsito prossegue com palestras em Corumbá

 Prefeitura de Corumbá

  
Palestra no Sindicato Rural deu seqüência à Semana do Trânsito

A programação da Semana Nacional de Trânsito em Corumbá, que este ano trabalha o tema “A criança no trânsito”, prevê para a quarta-feira, 24 de setembro, a continuidade das ações de orientação à população. No período vespertino serão realizadas palestras nas escolas Octacílio Faustino da Silva e Ângela Maria Perez.

No mesmo dia, só que pela manhã, serão promovidas palestras em diversas empresas da cidade, ações que serão repetidas na quinta-feira, dia 25. A programação prevê, para a quinta-feira, a realização de blitz educativa nas ruas da cidade. O encerramento da Semana Nacional de Trânsito será no domingo, 28 de setembro, com a realização de um passeio ciclístico a partir das 15h30, com saída da rua América, entre Tiradentes e Antônio João.

O auditório do Sindicato Rural de Corumbá sediou na noite desta segunda-feira, 22, o “Seminário pensar o presente, construir o futuro”, que teve como palestrantes o engenheiro João Neves Chamorro, do Detran/MS, a professora Inês Pereira Esteves e o coronel da Polícia Militar, Carlos Alberto Pereira, discutirá a questão “Álcool e acidentes de trânsito”.

Palestras

A primeira palestra “A criança e o Trânsito” da chefe da Divisão de Educação do Detran-MS, professora Inês Pereira Esteves, apresentou a evolução das cidades e da cultura individualista, que tem causado vários problemas à sociedade, inclusive os de trânsito, ressaltando que é necessário cultivar bons valores, ética e cidadania para que a situação se reverta. A palestra do engenheiro João Neves Chamorro, chefe da Divisão de Engenharia do Detran-MS, enfocou o tema “Engenharia de Trânsito e suas Interferências na Vida Humana”. O tema levou a uma reflexão sobre a participação da sociedade no planejamento urbano e que a municipalização do trânsito é importante neste processo. De acordo com o palestrante, Corumbá é um exemplo de sucesso de municipalização.

Na terceira palestra o coronel da PM Carlos Alberto Pereira falou sobre “Álcool e Acidentes de Trânsito: uma questão de respeito e ética”, ressaltando assuntos que inicialmente foram polêmicos, como a obrigatoriedade do uso do capacete e do cinto de segurança, e hoje estão naturais na sociedade, e que o mesmo deve ocorrer com a lei contra embriaguez ao volante. As palestras serviram para a elaboração da Carta de Corumbá. O documento contém propostas para melhorias do trânsito.

A Semana de Trânsito de Corumbá tem como parceiros Cetran / MS; Detran / MS; Polícia Militar; 3º Grupamento de Bombeiros; UFMS – CPAN. As ações contam com apoio da Viação Canarinho; Grupo Rio Tinto; MMX Corumbá Mineração Ltda; MMX Metálicos Corumbá Ltda; Andorinha Transportes; Via Placa Sinalização; Caiobá Moto Honda; Comagran; Soldamaq; Doces Econômicos; Drogaria Palmeira; Sindicato Rural de Corumbá; Posto 10; Unipav; Equipe Engenharia; Força Nova; Livraria Marabá; Livraria Tec Mac; Supermercado Panoff; Ponto Certo; Loja Tentação; Explorer Publicidade; Frutal Corumbaense; Banco do Brasil; Farmácia Santo Antônio; MR Transportes.

Skip to content