Vacinação contra raiva chega ao bairro Dom Bosco

A segunda etapa da campanha anti-rábica já imunizou 13.608 animais em Corumbá. Nesta quarta-feira, 24 de setembro, as equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Corumbá, reforçadas por 30 soldados do Exército Brasileiro, iniciaram a vacinação no bairro Dom Bosco.

“Paralelamente a este trabalho, estamos fazendo a recuperação das residências no Maria Leite”, explicou a coordenadora do CCZ, Marly Brazil. “Inclusive aos domingos, os agentes estão retornando às casas que estavam fechadas durante a primeira visita”, continuou Marly.

Durante a semana, até 17 equipes realizam a vacinação dos cães e gatos contra a raiva. No final de semana, são entre 25 e 30 equipes da Secretaria Executiva de Saúde no trabalho de imunização. Depois do Dom Bosco, os bairros Generoso, Arthur Marinho, Cervejaria e Beira Rio serão os atendidos. O Centro será a última região atendida na ação, prevista para ser concluída até o final do mês.

Normalmente a campanha anti-rábica acontece uma vez por ano. Mas, devido aos casos ocorridos na cidade e também nos municípios bolivianos que fazem fronteira com Corumbá, a Prefeitura adotou a estratégia de realizar duas etapas. A primeira foi em junho.

A campanha tem como meta a imunização de aproximadamente 22 mil animais nos 20 bairros existentes no município. Além de vacinar cães e gatos, os agentes estão orientando a população sobre a necessidade de prevenção e combate à raiva e a importância de manter os animais em casa.

Outra recomendação é que os donos fiquem atentos às mudanças súbitas de comportamento por parte dos animais, como agressividade ou retração. Qualquer sintoma deve ser comunicado à Secretaria Executiva de Saúde Pública pelo telefone 3234-3504 ou ao CCZ pelo número 3233-2783.

Skip to content