Com Paulo Bernardo, Ruiter busca apoio para obras em Corumbá

 Pedro Goulart-BSB/DF

  
Audiência com ministro, ao centro, foi no início da tarde desta quarta-feira

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) se reuniu na tarde desta quarta-feira, 29, com o ministro Paulo Bernardo (Planejamento, Orçamento e Gestão), na busca de apoio para viabilização de projetos para Corumbá. O encontro aconteceu no gabinete do ministro e, um dos assuntos tratados foi com relação ao projeto do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), que prevê financiamento no valor de U$ 3,2 milhões para obras de infra-estrutura na cidade.

“O projeto do Fonplata já foi aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado e precisa de articulação política para agilizar liberação dos recursos. Foi um dos assuntos que nós tratamos com o ministro e também com os nossos parlamentares que integram a bancada de Mato Grosso do Sul em Brasília”, disse o prefeito.

O projeto de financiamento junto ao Fonplata, idealizado pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira, será fundamental para obras de pavimentação asfáltica em vários bairros da cidade. Antes de tramitar no Senado, ele foi aprovado pela Secretaria do Tesouro Nacional e encaminhado mais tarde pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva. É o último passo para Corumbá contrair este empréstimo.

O recurso será aplicado em obras de pavimentação asfáltica nos bairros Popular Velha, Popular Nova, Cristo Redentor e Jardim dos Estados, garantindo implantação de 92 mil metros quadrados de asfalto, cerca de 60 quadras.

Otimista

Ruiter se mostrou otimista ao deixar o gabinete de Paulo Bernardo. Destacou que o encontro “foi positivo” e que a possibilidade de Corumbá captar recursos junto ao Governo Federal e até mesmo a instituições financeiras internacionais (caso do Fonplata) é muito grande, o que aumenta “a perspectiva de crescimento ainda mais de Corumbá”.

“O ministro é parceiro e tem contribuido muito para aprovação de projetos e captação de recursos em Brasília. Hoje, estamos com cerca de 70 projetos cadastrados em Brasília e, por isso mesmo, necessitamos dessa articulação política com ele, com nossos deputados e com nossos senadores”, destacou.

Conforme o prefeito, um ponto favorável a Corumbá, é o estágio atual em que a cidade se encontra, com a perfeita gestão na aplicação dos recursos públicos. “Isto dá uma motivação maior e a receptividade tem sido muito boa em Brasília. O ministro Paulo Bernardo é companheiro e sempre nos apóia na viabilização de novos projetos para Corumbá. Com os parlamentares não tem sido diferente”, comentou.

Ruiter estava acompanhado do deputado estadual Paulo Duarte (PT); prefeito eleito de Ladário, José Antônio Assad e Faria, e do secretário executivo Carlos Porto, de Relações Institucionais e de Turismo. No encontro, discutiu-se também projetos importantes para a cidade de Ladário.

O prefeito corumbaense aproveitou a audiência e agradeceu apoio político do ministro Paulo Bernardo durante a campanha eleitoral. Ele, ao lado do presidente Lula e da ministra Dilma Roussef, participaram do programa eleitoral do prefeito, declarando apoio à sua reeleição.

Mais apoio

Ao deixar o gabinete do ministro, o prefeito manteve uma outra audiência em Brasília, desta vez com o deputado federal Waldemir Moka (PMDB). “É outro parlamentar que confirmou seu compromisso em ajudar Corumbá. Já havíamos iniciado uma conversa neste sentido e, agora, ele se dispôs a nos apoiar com emendas individual e coletiva, junto ao Orçamento Geral da União para 2009”, concluiu.

Skip to content