Coordenador nacional do Saúde Bucal elogia ações de Corumbá

O coordenador nacional de Saúde Bucal, Gilberto Pucca, elogiou o atendimento público odontológico de Corumbá. Ligado ao programa Brasil Sorridente, do Ministério da Saúde, Pucca destacou a estrutura disposta pelo município para o atendimento da população. “Fiquei impressionado com a preocupação que o poder público tem com o espaço físico. Esse é um dos pontos mais visados pelo Governo Federal e Corumbá está dando sua contribuição. Percebemos que os locais de atendimento estão todos bem cuidados”, afirmou.

Na tarde desta sexta-feira, 17 de outubro, o coordenador esteve na cidade participando do II Encontro Odontológico da Prefeitura Municipal de Corumbá. Antes de palestrar para os cirurgiões dentistas da rede pública, Pucca visitou o CEREST (Centro Regional de Saúde do Trabalhador), o CEO (Centro Especializado Odontológico) e o ESF (Estratégia de Saúde da Família) Humberto Pereira, no bairro Nossa senhora de Fátima, que está em fase final de construção.

“Aqui o setor de saúde bucal está dando um passo muito grande”, continuou Gilberto Pucca.  Segundo ele, o Brasil Sorridente trabalha em duas frentes: a prevenção e tratamento. Em ambas, o município está bem preparado”. Dados do Ministério da Saúde apontam que pelo menos 62% da população brasileira não tem acesso diário a escovas ou pastas de dente.

O coordenador Nacional do Saúde Bucal acenou ainda com a possibilidade de aumentar ainda mais a parceria entre Prefeitura e Ministério. “Fiquei muito satisfeito em saber que um dos consultórios que vieram de Brasília já está instalado. Isso só facilita a realização de novas parcerias”, declarou. Recentemente, Corumbá recebeu dois consultórios odontológicos do Brasil Sorridente, sendo que um já está montado no ESF do Nossa Senhora de Fátima.

Também presente no encontro, o vice-presidente do Conselho federal de Odontologia, Ailton Morilhas, parabenizou a municipalidade pela capacitação realizada com os dentistas e auxiliares de consultório da cidade. “Sou de Campo Grande, onde trabalho e moro. De Lá pude observar que a rede de atendimento público evoluiu muito nos últimos anos. Corumbá, no que diz respeito ao Estado e até ao país, é referencia em qualidade no atendimento, até por conta deste avento realizado aqui.”

Após as palestras, os convidados participaram da inauguração da delegacia do CRO/MS (Conselho Regional de Odontologia de mato Grosso do Sul) no município. O secretário executivo de Saúde, Cleber Colleone, representou o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira na cerimônia. O II Encontro Odontológico de Corumbá termina neste sábado.

Skip to content