Curso vai discutir ações para combater o tráfico de pessoas

Corumbá vai sediar, entre os dias 13 e 16 de outubro, o curso de capacitação para o enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Voltado para integrantes das redes de proteção social do Brasil e da Bolívia, o treinamento é uma das ações do “Projeto Direito de Ir e Vir” e objetiva a formar técnicos para atuação no setor e a elaboração de estratégias conjuntas de prevenção e atendimento a vítimas do crime.

O tráfico de pessoas é um crime rentável que atinge vítimas em todo o mundo e inclui o recrutamento de pessoas de todas as idades, classes sociais, gênero e orientação sexual para fins que vão desde a exploração sexual comercial, trabalho escravo, adoção ilegal, venda de órgãos até casamento servil.

Corumbá é a sexta cidade de Mato Grosso do Sul a receber o curso de enfrentamento ao tráfico de pessoas. Já participaram da capacitação os municípios de Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Porto Murtinho e Coxim. O treinamento será na sala pedagógica do Espaço Educacional e vai discutir questões ligadas aos conceitos e históricos do tráfico de pessoas; modalidade e conjuntura atual; articulação brasileira no enfrentamento ao tráfico de pessoas; política nacional de enfrentamento; políticas públicas; abordagem jurídica no Direito Nacional e Internacional e prevenção.

A formação conta com apoio da Prefeitura Municipal de Corumbá por meio da Gerência de Articulação das Políticas Públicas da Mulher, ligada a Subsecretaria de Ações da Cidadania, pasta vinculada à Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania.

As ações de enfrentamento ao tráfico no Mato Grosso do Sul são desenvolvidas pelo Instituto Brasileiro Pró Sociedade Saudável (IBISS/CO) com financiamento da Secretaria Especial de Políticas para Mulher da Presidência da República e apoio do Comitê de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas de Mato Grosso do Sul (CETRAP/MS).

Projeto Direito de Ir e Vir

O Projeto Direito de Ir e Vir é uma ação permanente de enfrentamento ao tráfico de pessoas, desenvolvida pelo IBISS com apoio de parceiros locais, nacionais e internacionais. A proposta do projeto é trabalhar na sensibilização, articulação e formação das comunidades locais para o enfrentamento ao tráfico de pessoas. Com informações do IBISS.

Skip to content