Diretores participam de oficina de combate ao tabagismo

 Marcos Boaventura/PMC

  

 Diretores da REME participaram da Oficina de Sensibilização para Controle e Tratamento do Tabagismo

Diretores das escolas da Rede Municipal de Ensino participaram na tarde desta quarta-feira, 22 de outubro, da Oficina de Sensibilização para Controle e Tratamento do Tabagismo. Desenvolvida pela Secretaria Executiva de Saúde Pública, ligada a Secretaria Municipal de Ações Sociais, a atividade destacou a importância do trabalho de prevenção ao fumo começar dentro das salas de aulas, ainda na fase do Ensino Fundamental.

“Essa parceria entre educação e saúde é fundamental no combate ao tabagismo. Os educadores são formadores de opinião e podem interferir diretamente antes que o cigarro se torne um habito na vida desses jovens e adolescentes”, explicou Lielza Victorio Molina, supervisora do Núcleo de Vigilância das DANT (Doenças e Agravos Não Transmissíveis), da Gerência de Vigilância em Saúde em Corumbá.

Os diretores das escolas Almirante Tamandaré, Ângela Maria Perez, Barão do Rio Branco, Caic, Cássio Leite de Barros, Cyríaco Félix de Toledo, Clio Proença, Delcidio do Amaral, Fernando de Barros, Izabel Correa de Oliveira, José de Souza Damy, Luis Feitosa Rodrigues, Ludovina Porto Carreiro, Pedro Paulo de Medeiros, Rachid Bardauil, Tilma Fernandes Veiga, Porto Esperança, Paiolzinho, Carlos Carcano, Eutrópia Gomes Pedroso, Luis Albuquerque e Monte Azul participaram da palestra.

A Oficina de Sensibilização para Controle e Tratamento do Tabagismo contou com a presença da técnica responsável pelo Programa de Prevenção Primário de Câncer/Tabagismo, Albertina Carvalho, da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Segundo ela, o cigarro é o principal vilão contra a saúde de crianças e adolescentes. “O fumo é a porta de entrada para outras drogas”, afirmou.

A oficina continua amanha, quando os médicos e enfermeiros dos Centros de Saúde da Popular Velha, Fernando Moutinho I, Kadwéus, Mato Grande, Breno de Medeiros I, Taquaral, Gastão De Oliveira I, Luis Fragelli, Breno de Medeiros, Ladeira, Pronto Socorro, Caps José Fragelli, CCZ, Cerest, CEO e Conselho Municipal de Saúde assistem a palestra no período matutino.

À tarde, serão capacitados os profissionais do São Bartolomeu, Fernando Moutinho II, Nova Corumbá, Breno de Medeiros II, Enio Cunha, Dom Bosco, Beira Rio, Gastão de Oliveira II, Aeroporto, Fernando Moutinho, Kadwéus, Hemonúcleo, CapsAd, Centro de Saúde da Mulher, Centro Integrado de Saúde, Farmácia Popular e João de Brito. O evento acontece começa às 8 horas no Espaço Educacional.

CAPSad

A prefeitura Municipal de Corumbá oferece tratamento gratuito para quem quer abandonar o fumo. O Programa de Prevenção e Controle ao Tabagismo funciona no Centro de Atenção Psicossocial (CAPSad). O atendimento e cadastro de interessados é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17 horas.

As sessões de grupo acontecem na quinta-feira, das 18h às 20 horas. A partir de novembro, as reuniões também serão estendidas para as segundas e quartas-feiras. Até o final do ano, o CAPSad deve atender 250 pessoas que tentam largar o cigarro.

Skip to content