Festa das crianças movimenta centro de saúde em Corumbá

  
Festa foi hoje, pela manhã. Prefeito (detalhe) prestigiou evento

Comunidade do bairro Maria Leite e funcionários do posto de Estratégia da Saúde da Família “Gastão de Oliveira” uniram-se, nesta quinta-feira, 09 de outubro, para comemorar antecipadamente o Dia das Crianças. Juntos, eles promoveram uma manhã de lazer com atividades educativas para as crianças daquela localidade. O prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira, acompanhou a ação ao lado do chefe de gabinete Wilton Gomes Panovitch.

A união de atividades lúdicas com orientações sobre saúde pública é uma prática bastante comum no posto Gastão de Oliveira, explicou a enfermeira Priscila Cajango, chefe de uma das equipes do centro de saúde. Ela lembrou que costumeiramente as comemorações, de datas como São João e o próprio Dia das Crianças, têm caráter educativo.

“Nossa preocupação é exatamente essa, além de disponibilizar ações que proporcionam lazer; alegria e entretenimento levar mensagens de conscientização a respeito dos problemas de saúde. É fundamental que os postos de saúde se aproximem da comunidade e façam essa interação, criando clima de amizade e parceria com a comunidade”, afirmou o prefeito Ruiter Cunha.

O chefe do Executivo corumbaense enfatizou que o público infantil merece atenção especial de sua administração. “Tenho empatia muito grande com essa parte do público, que são as crianças; tenho carinho muito grande por elas. Ainda não defini o local, mas vou anunciar um programa muito bom para as nossas crianças de Corumbá”, ressaltou o prefeito.

Além de se divertirem em brincadeiras como pula-pula; rapel e travessia entre árvores as crianças acompanharam peças de teatrais que ensinaram como prevenir e combater doenças como a dengue; raiva e leishmaniose e noções de higiene pessoal. As dramatizações foram realizadas pelo grupo de teatro “Loucos contra endemias”, formado por agentes do Centro de Controle de Zoonoses. Militares do Exército e do Corpo de Bombeiros auxiliaram no rapel e na travessia das árvores.

O secretário executivo de Saúde Pública, Cleber Colleone, – que também participou das atividades – destacou que a iniciativa permite o estreitamento dos “vínculos entre comunidade e a unidade de saúde”. Para ele, ações lúdicas como a desta manhã “tiram a idéia de que só se vai ao posto em caso de doenças”.

“É um momento de descontração importante porque as nossas crianças aprendem brincando”, destacou Sonia de Souza, que levou os dois filhos pequenos para participar das brincadeiras no posto de Estratégia da Saúde da Família “Gastão de Oliveira”. O Dia da Criança é comemorado em 12 de outubro.

Skip to content