FPA: Teatro de bonecos abre II Festival de Teatro de Corumbá

 Prefeitura de Corumbá

  

 Peça “Estória de Pescador” terá seis apresentações durante o FPA

A peça “Estórias de Pescador” abriu nesta manhã o II Festival de Teatro de Corumbá. A apresentação reuniu dezenas de crianças, jovens e adultos no Jardim da Independência. Alunos da pré-escola do Tilma Fernandes, Otacílio Faustino da Silva e Luiz Feitosa Rodrigues acompanharam atentos as histórias contatadas pelo “pantaneiríssimo” Véio do Rio. “Ele é um personagem tipicamente pantaneiro, pescador, de vida simples, filho de baianos farinheiros e que conhece muito sobre a flora e a fauna da região”, explicou Flávia Silveira, diretora e atriz da encenação.

Formado no início do ano, o grupo Guavira Selvagem montou o enredo especialmente para o Festival Pantanal das Águas. “Fomos convidados para participar do Festival e resolvemos montar uma peça que focasse a questão da preservação das matas ciliares, da pesca predatória e da preservação do rio e do meio ambiente. Para isso, recorremos a várias pessoas que conhecem a fundo o assunto”, continuou Jorge de Barros, também ator e diretor do espetáculo.

Com o objetivo de chamar atenção – principalmente das crianças – para as questões ambientais, o grupo campo-grandense utilizou o teatro de bonecos como principal ferramenta de trabalho. A forma lúdica como os personagens se interagem auxilia na transmissão da mensagem. “Além do Véio do Rio, há também outro pescador, o Tiburcio, ambos contrários à pesca com redes e a poluição das águas. Os dois contracenam com animais típicos da planície pantaneira”, comentou Flávia Silveira.

“Estórias de Pescador” terá seis apresentações durante o FPA. Hoje à tarde, às 15 horas, os atores levam o espetáculo para a Escola Municipal Clio Proença. Amanhã, às 9h, será a vez da escola Cássio Leite de Barros e do CAIC. Na sexta-feira, a apresentação chega à escola José de Souza Damy. A última encenação será às 15 horas na rua 7 de Setembro com a Avenida Porto Carreiro.

Skip to content