Índice de crianças com cárie diminuiu em Corumbá

A quantidade de estudantes da rede pública de Corumbá com problema com a cárie diminuiu mais uma vez. O índice CPOD (Dentes Cariados, Perdidos ou Obturados) de 2007, calculado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), no município foi de 2.28, menor que o registrado em 2006 que era de 2,61. O relatório anual foi entregue no início desta semana ao secretário executivo de Saúde, Cleber Colleone.

O índice de 2.28 atingido na última avaliação, já é bem abaixo do índice considerado aceitável pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 3.0. “Isso significa que Corumbá está dentro da taxa estipulada pela OMS”, explicou o chefe do Núcleo de Saúde Bucal do município, Zacaria Y. M. Omar. Segundo ele, as políticas públicas são as principais responsáveis pela redução da cárie entre as crianças e adolescentes.

“Desde o início da gestão do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira, Corumbá conta com o Programa Educativo e Preventivo Escolar, onde as crianças têm atendimento odontopediátrico especializado e recebem palestras e orientações sobre a saúde bucal”, continuou Zacaria.

O projeto também realiza sessões de escovação supervisionada, aplicação de flúor e a distribuição trimestral de kits com escovas e pasta dental. Por ano, a Prefeitura entrega aproximadamente 60 mil escovas. São mais de 58 mil escovações e 28 mil aplicações tópicas de flúor feitas anualmente pela equipe do Programa Educativo e Preventivo Escolar.

Avanços

A rede de atendimento bucal de Corumbá foi elogiada pelo coordenador nacional de Saúde Bucal, Dr. Gilberto Pucca, que na semana passada esteve na cidade participando do II Encontro Odontológico de Prefeitura Municipal.

Pucca visitou o CEREST (Centro Regional de Saúde do Trabalhador), o CEO (Centro Especializado Odontológico) e o ESF (Estratégia de Saúde da Família) Dr. Humberto Pereira, no bairro Nossa senhora de Fátima, que está em fase final de construção e destacou a estrutura disposta pelo município para o atendimento da população.

Além do Programa Educativo e Preventivo Escolar, a cidade conta  também com uma equipe de saúde bucal (E.S.B’s) para cada equipe de saúde da família (E.S.F’s), totalizando 17 E.S.B’s, além de equipes nas Estratrégias de Agentes Comunitários de Saúde (E.A.C’s), nas Unidades Básicas de Saúde, um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) onde atendemos especialidades como Endodontia (canal), periodontia (gengiva), cirurgias, clientes com necessidades especiais e prótese odontológica, entregando uma média de 100 próteses por mês. É oferecido também plantão odontológico das 18h às 6h, diariamente e aos fins-de-semana plantão de 24 horas; atendimento especializado a pacientes soro-positivos e odontopediátricos; quatro novas equipes de Saúde Bucal na ESF (Estratégia de Saúde da Família); atendimento noturno nos bairros Cristo Redentor e Nova Corumbá; entre outros fazendo com que Corumbá seja um município de referência em odontologia para outros municípios do interior do estado do Mato Grosso-do-Sul.

Skip to content