Mudas de árvores são destruídas em Corumbá

 Prefeitura de Corumbá

  
Mudas destruídas uma semana após o plantio

Mais de 60% das mudas de árvores plantadas pela Prefeitura de Corumbá na semana passada, foram destruídas e terão que ser substituídas. Foi o que informou hoje, quarta-feira, a secretária executiva Luciene Deová de Souza Assis, de Meio Ambiente. Os maiores prejuízos ocorreram na rua Dom Aquino, região do bairro Dom Bosco.

Luciene afirmou que a Prefeitura está aproveitando o período de chuva para dar seqüência ao projeto “Corumbá Mais Verde”, idealizado pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira, como forma de solucionar um grave problema na cidade, que é a falta de arborização urbana.

A meta é realizar o plantio de oito mil mudas, das mais diferentes espécies, todas árvores nativas da região, e produzidas no viveiro municipal. No entanto, o grande problema está sendo justamente a ação de vândalos, que acabam por danificar as mudas, obrigando sua substituição.

Levantamento já realizado pela equipe da Secretaria Executiva de Meio Ambiente, demonstra que grande parte das mudas destruídas estão próximas aos estabelecimentos de ensino, tudo indicando que são os próprios alunos que acabam destruindo o patrimônio.

Técnicos informam que, na região da escola Clio Proença ocorreu o mesmo problema. Mudas recém plantadas foram destruídas. Agora, fato semelhante na rua Dom Aquino, próximo à escola Dom Bosco. Em outras regiões estes problemas não ocorrem.

Para evitar novas ocorrências, a secretária vai implantar uma faixa na região do bairro Dom Bosco, na Dom Aquino, pedindo maior conscientização da comunidade, evitando novas depredações. Além disso, equipes do setor de educação ambiental já estão realizando palestras nas escolas, orientando os estudantes sobre os benefícios do programa de arborização para a cidade. A idéia é fazer com que os alunos sejam parceiros e colaborem na preservação ambiental.

Skip to content