Prefeitura ultima preparativos de cemitérios para Finados

 Prefeitura de Corumbá

  
Na entrada do Santa Cruz, mosaico com a imagem de uma cruz

A Prefeitura de Corumbá está ultimando os preparativos nos dois cemitérios da cidade, Santa Cruz e Nelson Chamma, dotando-os de condições para receber visitação durante o Dia de Finados. Mais de 50 pessoas, entre servidores e prestadores de serviços, estão trabalhando nos dois locais, fazendo limpeza geral, pintura de meio fio nas áreas externas, além de outros serviços. O dia acontece domingo, 2 de novembro, e a Prefeitura já estabeleceu também horário de visitação, das 05hs às 19hs.

Os trabalhos estão sendo executados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, através da Secretaria Executiva de Infra-Estrutura e Habitação. No Santa Cruz, além da limpeza, retirada de entulho e pintura de meio fio, a Prefeitura está pintando o muro e já implantou um mosaico, na entrada, com uma imagem de uma cruz, feito com tijolo, idêntico ao utilizado no Porto Geral e nas obras de acessibilidade que o município está realizando na área central.

O cemitério Santa Cruz é o principal da cidade. No ano passado, a Prefeitura recuperou o sistema de iluminação, garantindo mais segurança à população e, ao mesmo tempo, coibindo ações de vandalismo. No local foram implantados 48 postes, novas lâmpadas, inclusive com globos ornamentais, e troca de fiação.

O Santa Cruz faz parte da história de Corumbá. No local encontram-se jazigos de personalidades da cidade. O trabalho neste cemitério e no Nelson Chamma foram determinados pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira para manter os dois locais com boa aparência. Os serviços devem ser concluídos até sexta-feira.

Cinco missas estão programadas para o Dia de Finados. No Santa Cruz, a primeira está marcada para às 06hs. Outras três acontecerão durante o dia, às 08hs, 10hs e às 16hs. No cemitério Nelson Chamma, a missa prevista será às 10hs.

Dia de Finados

O Dia de Finados é comemorado pela Igreja Católica no dia 02 de novembro, logo após o dia de Todos os Santos. Os falecidos eram lembrados desde o século II, quando os cristãos visitavam os túmulos dos mártires para rezar pelos que haviam morrido. No século V, a igreja dedicava um dia do ano para rezar por aqueles que ninguém rezava ou lembrava, os falecidos. Em 998, o abade de Cluny, Santo Odilon pedia aos monges que orassem pelos mortos.

Desde o século XI os Papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia aos mortos. No século XIII esse dia passou a ser comemorado em 02 de novembro, devido o dia primeiro do mesmo mês ser a festa de Todos os Santos. O dia de Finados é comemorado com missas e festividades em homenagem aos mortos, onde são lembrados pela família.

Skip to content