Ruiter recebe apoio em Brasília para agilização de projetos

 Pedro Goulart-BSB/DF

  
Audiência com Padilha (centro) encerrou agenda positiva em Brasília

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) encerrou sua viagem a Brasília ontem à noite, quarta-feira, com uma audiência com o subchefe de Assuntos Federativos da Presidência da República, Alexandre Padilha, de quem recebeu importante apoio para agilização de projetos já cadastrados pela Prefeitura de Corumbá no Sistema de Convênios (SICONV), ligado ao Ministério do Planejamento.

Esta semana, Ruiter manteve contatos com parlamentares, integrantes da bancada federal de Mato Grosso do Sul, e com integrantes do Governo Lula, entre eles, o ministro Paulo Bernardo, de Planejamento. Antes de deixar a Capital Federal o prefeito se reuniu com Padilha, na Casa Civil, fechando a agenda positiva iniciada na segunda-feira.

O prefeito corumbaense estava acompanhado do deputado Paulo Duarte (PT); José Antônio Assad e Faria (PT), prefeito eleito por Ladário, e do secretário executivo Carlos Porto, de Relações Institucionais e de Turismo.

Segundo o prefeito, Alexandre Padilha se mostrou, mais uma vez, disposto a articular politicamente, em favor de Corumbá, visando aprovação e agilização na liberação de recursos para implantação de projetos desenvolvimentistas para a região. “Estamos com cerca de 70 projetos cadastrados no SICONV, nos setores de infra-estrutura, saúde, educação e turismo, principalmente, e ele se dispôs a nos ajudar, intermediando a tramitação desses projetos, para acelerar aprovação e liberação dos recursos”, comentou.

Ruiter argumentou que o apoio de Alexandre Padilha é importante, principalmente pelo fato de que ele tem “a missão de articular questões ligadas aos municípios brasileiros com o Governo Federal”.

Lembrou que Padilha já é parceiro de Corumbá e, este ano, visitou a cidade, participando da solenidade de assinatura da carta de intenções de Corumbá com as cidades de Puerto Quijarro e Puerto Suarez. Na época destacou que “Ruiter tem sido um grande aliado nesse processo de integração e ganhou o respeito do governo, pela sua liderança e pelo papel que vem desempenhando”.

Encontro

No encontro, Padilha convidou o prefeito para participar do  encontro de governadores e prefeitos do Mercosul, que será realizado nos dias 6 e 7 de novembro, no Parque Tecnológico do Itaipu, em Foz do Iguaçu. O convite a Ruiter se deve justamente ao trabalho de articulação do chefe do executivo corumbaense, para o desenvolvimento da região fronteiriça.

O evento fará parte dos trabalhos realizados pelo Foro Consultivo de Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos do Mercosul (FCCR), responsável pelas políticas de integração no âmbito subnacional da região.

O encontro deve contar com as participações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dos ministros Miguel Jorge, de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, e José Múcio Monteiro, de Relações Institucionais. Está voltado principalmente aos processos de integração da produção agrícola e do turismo no Mercosul.

Um dia antes do evento oficial, o Grupo de Trabalho de Integração Fronteiriça (GTIF), do qual participam Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e municípios fronteiriços, se reúnem para discutir problemas específicos e as formas de apresentar as propostas aos governadores.

Skip to content