Ruiter será homenageado com Mérito Odontológico 2008

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira recebe no próximo dia 25 de outubro a medalha do “Sistema de Honrarias do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul – Ordem Sul-mato-grossene do Mérito Odontológico ano 2008”. A entrega da homenagem acontece exatamente no “Dia do Dentista” na sede do Conselho Regional do Estado (CRO/MS), em Campo Grande. O prefeito reeleito de Corumbá será o único político a receber a honraria neste ano.

“Ruiter Cunha foi escolhido para receber a medalha devido aos investimentos que a rede de saúde bucal de Corumbá tem recebido durante todo o seu mandato”, explicou o presidente do CRO/MS, Silvano da Silva Silvestre, que está no município participando do II Encontro Odontológico da Prefeitura Municipal de Corumbá.

Silvestre destacou o plantão odontológico implantado na cidade, único a funcionar das 18h às 6h no interior de Mato Grosso do Sul. “Além disso, não temos recebido nenhuma reclamação com relação a Corumbá, seja de profissionais ou de usuários do sistema público”, continuou o presidente do Conselho Regional do Estado.

A cidade conta hoje com mais de 80 profissionais, entre auxiliares e dentistas, trabalhando na rede pública municipal. O atendimento dentário oferecido em Corumbá serve de referência para toda a região. O Núcleo de Saúde Bucal mantém o Programa de Educação e Prevenção Escolar, que atende diariamente os alunos da rede municipal de ensino (REME).  A cidade conta também com um Centro de Especialidades. Os ESF (Estratégia de Saúde da Família) da Nova Corumbá e do Cristo Redentor tem atendimento odontológico durante a noite.

Em setembro, a Secretaria Executiva de Saúde implantou o programa Dentista Itinerante. Ao longo da atual administração foram implantados 13 novos consultórios e adquiridos 3 escovódromos portáteis, utilizados para palestras nas escolas. Trezentas novas canetas de alta rotação (o popular motorzinho dentário) e vários outros equipamentos específicos fizeram a substituição dos aparelhos antigos, investimento que superaram os 170 mil reais.

Os profissionais do setor também passaram por vários cursos de qualificação. Em dezembro, os auxiliares de consultório concluem a atualização iniciada em 2006. Ao final, serão 1.340 horas de aulas práticas e teóricas. Os técnicos e cirurgiões dentistas participam ainda do curso permanente de atendimento a DST – Aids.

Skip to content