Técnicos da Setur avaliam Condutores Mirins

A equipe da Secretaria Executiva de Turismo (Setur) e a coordenação pedagógica do programa Condutores Mirins de Visitantes deram continuidade nesta quarta-feira, 29 de outubro, ao processo de avaliação dos 32 adolescentes que participam do projeto. Os condutores acompanharam técnicos da Setur para um ‘city tour’ pelos principais pontos turísticos da cidade. Nessa prova prática são avaliados o conhecimento, a desenvoltura, linguagem e postura dos adolescentes.

Durante três meses, os adolescentes selecionados receberam aulas de relações interpessoais, comunicação social; segurança no trabalho, primeiros socorros, história geral e regional aplicada ao turismo de Corumbá; geografia geral e regional aplicada ao turismo de Corumbá; inglês para o turismo, legislação ambiental e patrimonial, introdução ao turismo, etc.

“Esses jovens tiveram durante o curso toda a estrutura necessária, tanto por parte da Prefeitura de Corumbá quanto por parte do patrocinador, para entender o que é o turismo, a importância desse seguimento para a cidade e a responsabilidade de um condutor”, diz o Secretário Executivo de Turismo, Carlos Porto. “Eles foram preparados para apresentar a cidade, entreter os turistas e até agir diante de situações de emergências”, complementa.

Porto explica que a avaliação não tem o objeto de excluir nenhum dos 32 participantes, mas que é importante saber quem está apto para exercer tal função, pois os condutores são os responsáveis por ‘apresentar’, em um primeiro momento, a cidade aos turistas evidenciando suas riquezas e potencialidade “Chegou o momento de saber o resultado de três meses de trabalho, após a avaliação teremos um parâmetro e saberemos onde podemos melhorar”, salienta. 

O Condutor Mirim de Visitantes desenvolverá suas atividades por nove meses, durante quatro horas diárias, até o máximo de vinte horas semanais, com escala nos finais de semana, feriados e durante eventos. O participante vai receber uniforme, vale-transporte e uma bolsa-auxílio.

O Programa Condutores Mirins de Visitantes de Corumbá visa oportunizar o primeiro emprego, proporcionando o resgate da cidadania e inclusão social dos adolescentes envolvidos, bem como a capacitação e profissionalização dos mesmos. É desenvolvido pela Prefeitura de Corumbá, através da Secretaria Executiva de Turismo, com patrocínio da Vale.

Skip to content