Brasil e Bolívia buscam soluções para problemas da fronteira

Integrantes das Comissões dos Municípios Pantaneiros da Fronteira Brasil – Bolívia estarão reunidos na segunda-feira, dia 24 de novembro, em Corumbá, para identificar problemas comuns que afetam as cidades pantaneiras localizadas na divisa entre os dois países. O encontro, convocado pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira, acontece no Hotel Gold Fish e será durante todo o dia.

A reunião é fruto da Carta de Intenções assinada entre Corumbá, Puerto Suarez e Puerto Quijarro, firmada durante o Festival América do Sul, na busca do fortalecimento da capacidade de gestão pública e impulsionar o desenvolvimento sustentável da região fronteiriça do Pantanal, garantindo melhor qualidade de vida ao cidadão.

A abertura dos trabalhos será às 08h00. Pela manhã, os trabalhos serão paralisados às 12hs e retomados às 14hs. O encerramento da reunião está previsto para às 18hs. É uma seqüência da primeira oficina das comissões que aconteceu em junho, destinada à identificação de projetos e programas de interesses comuns entre os três municípios.

Durante todo dia, integrantes das comissões vão trabalhar na identificação dos problemas e buscar possíveis soluções para enfrentamento dos problemas emergenciais que afetam a região. O encontro cumpre cronograma das ações de diagnóstico da realidade da fronteira, definida na primeira reunião dos membros das comissões que trata o acordo binacional, focadas em quatro temas (segurança, saúde, política migratória, educação, turismo, comércio, aspectos aduaneiros e meio ambiente), realizada no dia 13 de maio, em Corumbá.

A carta assinada pelos prefeitos de Corumbá, Puerto Quijarro e Puerto Suarez visa a elaboração de um diagnóstico das necessidades da região e um plano de execução de ações para enfrentamento dos problemas emergenciais. A integração dos municípios fronteiriços é uma iniciativa articulada pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira.

Skip to content