Caminhada e ações educativas marcam dia de combate ao câncer

A Prefeitura de Corumbá realiza amanhã, 27 de novembro, uma série de ações para lembrar a passagem do Dia Nacional de Combate ao Câncer, comemorado nesta quinta-feira. A data foi criada em 1988 com objetivo de conscientizar a sociedade sobre os fatores que estão relacionados ao surgimento da doença. Dois estandes da Secretaria Executiva de Saúde Pública serão montados no Jardim da Independência, área central de Corumbá, para orientar a população.

No período das 13h às 17 horas uma equipe multidisciplinar – formada por médicos; enfermeiros; técnicos de enfermagem; voluntários da Rede Feminina de Combate ao Câncer e militares da Marinha – vai orientar a comunidade sobre os tipos de câncer, além de realizar o agendamento de exames, como a mamografia. Uma caminhada, pelas ruas centrais da cidade, com saída do Centro de Oncologia, encerra as atividades do Dia Nacional em Corumbá.

Exames específicos, conduzidos regularmente por profissionais de saúde, podem detectar câncer de mama; colo de útero; reto; próstata; testículo; língua; boca e pele, por exemplo. O serviço é realizado por todas as equipes dos Centros de Referências da cidade, que são: Centro Integrado de Saúde (CIS); Centro de Saúde da Mulher; Ambulatório Municipal, Centro de Saúde da Ladeira, Centro Especializado Odontológico e Caps Ad. Os principais fatores de risco que contribuem para o aumento de ocorrências de câncer são o tabagismo; a má alimentação; a exposição às radiações solares e o consumo de álcool.

Este ano, o câncer infanto-juvenil foi o tema escolhido pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) para alvo de orientação. O câncer é uma das cinco principais causas de morte em crianças de 5 anos e a segunda maior na faixa etária dos 5 aos 19 anos. A idéia é conscientizar a respeito da importância do diagnóstico precoce da doença integrado ao tratamento adequado.

Skip to content