Corumbá inaugura Delegacia Regional da CONTTMAF

 Prefeitura de Corumbá

  

 Solenidade reuniu autoridades do setor aquaviário do país

Corumbá é a primeira cidade da região Centro-Oeste a contar com uma delegacia regional da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte Aquaviário e Aéreo, na Pesca e nos Portos (CONTTMAF). Integrante da Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes (ITF), a entidade atua no trabalho de defesa das categorias profissionais nas atividades marítimas, fluviais, da pesca e portuária.

“É prioridade da CONTTMAF a defesa dos interesses do trabalhador brasileiro na cabotagem e na atividade pesqueira, ambos setores fortemente afetados pela participação de armadores e trabalhadores estrangeiros”, explicou Severino Almeida Filho, presidente nacional da Confederação, presente no município para o lançamento da delegacia.

Para o prefeito reeleito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira (PT), a implantação do órgão reflete a importância da hidrovia Paraguai-Paraná para a economia do Brasil e dos países vizinhos. “Dentro deste cenário de desenvolvimento pelo qual passa nossa região, é fundamental que os trabalhadores deste setor também sejam contemplados com este crescimento”, comentou o prefeito.

Para Ruiter, os pescadores profissionais e os marítimos são os grandes beneficiados com a implantação deste braço da CONTTMAF. “A delegacia, com certeza, vai brigar para que sejam respeitados todos os direitos destes trabalhadores e para o desenvolvimento da hidrovia”.

O chefe do Executivo Municipal também colocou a Prefeitura Municipal à disposição da Delegacia Regional. “O executivo reforça esta parceria para que a entidade possa dar mais atenção e conforto a quem dela precisa. Nos seus 230 anos de fundação, Corumbá vem sendo aquinhoada com inúmeros presentes. Este, sem duvida, é mais um deles”, disse o prefeito.

A cerimônia de instalação da representação da CONTTMAF aconteceu na última sexta-feira (31) no hotel Nacional. Além do prefeito Ruiter e do presidente nacional da Confederação, Severino Almeida Filho, o diretor dos Portos e Costas, vice-almirante Paulo José Rodrigues Carvalho e o diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários, vice-almirante Murilo de Moraes Barbosa participaram da solenidade.

O comandante do 6º Distrito Naval, contra-almirante César Sidônio, a coordenadora nacional de inspeção dos Trabalhadores Portuários e Aquaviários, doutora Vera Albuquerque, o presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores em Transporte Marítimos e Aquaviários, Ricardo Goulart Ponze e o deputado estadual Paulo Correa também estiveram no lançamento.

A Delegacia Regional da CONTTMAF funciona na rua Antônio Maria Coelho, 823, no centro de Corumbá. Rosivaldo Neves Viana é o delegado. Segundo ele, a Confederação estima quase 3 mil aquaviários trabalhando na região do Pantanal. 

Skip to content