Debate abre ações da Consciência Negra em Corumbá

A Prefeitura de Corumbá promove na quinta-feira, 20 de novembro, “1º Encontro de debates sobre políticas públicas de ações afirmativas”, com o tema “Cotas nas universidades e serviços públicos”. O evento integra as atividades em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra em Corumbá, que é celebrado em 20 de novembro.

O debate, marcado para 19h30 no auditório da UFMS, terá como palestrantes a professora Luciane Andreata e o deputado estadual Amarildo Cruz. O gerente de Promoção da Igualdade Racial, Edimir Moraes, explicou que a iniciativa mostra o “empenho da Prefeitura de Corumbá em chamar a população para debater a implantação de políticas públicas afirmativas”.

Moraes enfatizou que o Plano de Igualdade Racial, elaborado pelo Município – que agora passa por avaliação do setor jurídico da Prefeitura – permitirá, após sua efetiva implantação, a “coordenação das políticas afirmativa e a aplicação prática de projetos para o setor”, disse.

Ainda como parte da agenda da Semana da Consciência Negra, acontecerá na sexta-feira, dia 21, o Jardim da Independência, no Centro da cidade, a realização da “Kizomba (Festa das Raças)”, a partir das 14 horas. A comemoração contará com apresentações artísticas de alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme); capoeira; orientações a sobre as religiões de matriz africana e barracas com comidas típicas. Para a noite, no mesmo local, está programada a “Seresta da Negritude”.

O Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, remete à inserção do negro na sociedade brasileira e sua luta contra a escravidão. Instituída em 1978, a data é uma homenagem ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, ícone da resistência negra ao escravismo e da luta pela liberdade.

Promovida pela Prefeitura de Corumbá, a programação é coordenada pela Subsecretaria de Ações da Cidadania, através da Gerência de Promoção da Igualdade Racial. A Subsecretaria é vinculada à Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania.

Skip to content