Prefeitura capacita rede para combate ao tráfico de pessoas

 Prefeitura de Corumbá

  
Capacitação integra programação da campanha 16 Dias de Ativismo

A Prefeitura de Corumbá capacitou 60 pessoas para atuar no combate ao tráfico de pessoas na região. A certificação entregue no sábado, 29 de novembro, veio após um curso de 40 horas promovido em outubro. A capacitação contou com representantes de entidades que formam a rede de proteção social no município.

O treinamento foi coordenado pela Gerência de Políticas para as Mulheres, vinculada à Subsecretaria de Ações Sociais, que é ligada à Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania. “Ao longo dos quatro dias de curso os participantes elaboraram um diagnóstico sobre como atuar nestes casos”, disse a gerente de Políticas para as Mulheres, Cristiane Santana. Como Corumbá fica localizada na fronteira com a Bolívia, a idéia é traçar uma política de fronteira para o enfrentamento ao tráfico de pessoas e fortalecer as ações bilaterais, explicou a gerente.

Pesquisas mostram que 70% das vítimas do tráfico de pessoas são mulheres, independente da faixa etária, disse Cristiane. Ela ressaltou ainda que o diagnóstico elaborado na capacitação da rede de Corumbá será encaminhado ao Comitê Estadual de Combate e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, para subsidiar ações em outras cidades sul-mato-grossenses.

Para a diretora do IBISS, Estela Scandola, além de “encerrar uma etapa iniciada em 2007 na cidade”, a certificação teve o mérito de “apurar” a sensibilidade da rede à identificação dos problemas. “Precisamos ter um olhar sensível para encontrar esses casos, porque as pessoas em situação de tráfico têm medo ou estão em situação de constrangimento”, esclareceu.

Skip to content