Projeto de Ruiter vai homenagear raça negra em Corumbá

 Prefeitura de Corumbá

  
Ato do prefeito institui feriado na cidade, inclui data no calendário de eventos e dá nome de Zumbi a parque municipal

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira encaminhou, à Câmara dos Vereadores, projeto de lei instituindo o feriado municipal do Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. A mensagem foi enviada ao Legislativo corumbaense nesta quinta-feira. Além de instituir o feriado, o projeto de lei determina a inclusão do Dia da Consciência Negra no calendário de eventos de Corumbá.

Na mensagem, o prefeito ainda denomina como “Parque Municipal Zumbi dos Palmares” a área situada na rua Pedro de Medeiros, entre  as ruas Frei Mariano e Oriental, no bairro Popular Velha. O espaço contará com quadras poliesportivas, campo de futebol, área verde e concha acústica, para manifestações artísticas e culturais de diversos segmentos.

Ruiter esclareceu que a proposição se justifica porque “é uma forma de homenagem aos negros, que inclusive compõem aproximadamente 70% da população de Corumbá, levando a conscientização e reflexão de todos sobre a importância da cultura do povo africano na formação da cultura nacional”. A homenagem será prestada numa data emblemática, 20 de novembro, “dia da morte do herói Zumbi dos Palmares”.

Na avaliação do chefe do Executivo Municipal, “Zumbi é imortal sim. Vive nos dias de hoje na consciência daqueles que lutam contra a desigualdade e o preconceito, na defesa de seu povo e comunidade contra a injustiça e a opressão. Zumbi significa a força do espírito presente, e essa força está dentro de guerreiros abnegados, imbuídos no mister de promoção da justiça racial”, afirmou.

“É uma justa homenagem que prestamos com essas três proposições”, declarou o prefeito ao lembrar que a Administração Municipal está cada vez mais empenhada no “fomento de ações que promovam a igualdade racial e consolidem políticas públicas afirmativas no município”. Com a instituição do feriado municipal do Dia da Consciência Negra, Corumbá segue exemplo de cidades como o Rio de Janeiro e São Paulo que já celebram a data.

Parque Zumbi

O prefeito Ruiter Cunha adiantou que o Parque Municipal Zumbi dos Palmares, que será implantado no bairro Popular Velha, será destinado a “práticas de esporte, cultura e lazer, bem como para o desenvolvimento de atividades ligadas a questões ambientais”. A denominação, explicou Ruiter “é em sinal de reconhecimento a esse importante personagem da nossa história”, finalizou o prefeito.

Skip to content