Prefeitura de Corumbá |
Pequeno herói, Vinícius, recebeu premiação das mãos do padre Ernesto Sassida |
“Um dia eu jogava bola quando ela caiu na casa da vizinha. Eu pulei lá e vi que a vizinha estava passando mal. Saí correndo para pedir ajuda e me disseram que ela tinha um primeiro enfarte. Passei a cuidar dela de graça e hoje ela está bem e está morando com lá no Porto da Manga com uma filha”. Esta foi a boa ação que fez Vinícius da Silva Bogado, 11, estudante do 7º ano da Escola Municipal Clio Proença se tornar o “Pequeno Herói de
O relato foi feito pelo próprio Vinícius durante a cerimônia de premiação do projeto “A procura dos pequenos heróis e adolescente herói do Pantanal”, realizada pelo Centro Padre Ernesto de Promoção Humana e Ambiental (Cenper), na tarde de sexta-feira, 06 de dezembro, no ginásio do Corumbaense Futebol Clube. A data marca a comemoração do Dia Municipal do Pequeno Herói, instituído pela Prefeitura de Corumbá. O secretário Executivo de Assistência Social, Lamartine Figueiredo Costa, representou o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira na solenidade.
Como prêmio pela boa ação, o vencedor recebeu, das mãos do padre Ernesto Sassida – fundador da escola Cidade Dom Bosco e idealizador do projeto – um computador e a carteirinha que o identifica como “Pequeno Herói 2008”. Outros 19 jovens foram premiados com aparelhos MP3; telefones celulares; rádios e fones de ouvido; bicicletas e vídeo game. Todos receberam a carteirinha de herói do Pantanal.
O concurso deste ano contou com a participação de 1.500 jovens, entre crianças e adolescentes das cidades de Corumbá; Ladário e Coxim. A seleção foi feita por uma comissão de honra integrada pelo próprio idealizador padre Ernesto Sassida; professora Ligia Baruki e Mello, secretária Executiva de Educação da Prefeitura de Corumbá e presidente do Cenper; padre Oswaldo Scotti, diretor da MS/MT – Cidade Dom Bosco; prefeito Ruiter Cunha de Oliveira; Roberto Ferreira Filho, juiz de Direito da 2ª Vara Criminal da Comarca de Corumbá; Lívia Carla Guadanhim Bariani, promotora de Justiça da Infância e Juventude; contra-almirante Cesar Sidonio Daiha Moreira de Souza, comandante do 6º Distrito Naval; general José Carlos dos Santos, comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira; vereador Mohamad Abdallah, presidente da Câmara Municipal de Corumbá; Lamartine Figueiredo Costa, secretário Executivo de Assistência Social, e Iracemi Pereira da Cruz, presidente do CMDCA. O projeto conta com apoio da Prefeitura Municipal de Corumbá.
Integração moral e social
O projeto “A procura dos pequenos heróis e adolescente herói do Pantanal” tem como objetivos conscientizar as crianças e adolescentes, a discernir os seus atos bons dos seus atos ruins, bem como resgatar os valores no contexto da família, preparar e persuadir as crianças para execução de uma boa ação, promover à integração moral e social da criança a comunidade corumbaense, despertar nas crianças e jovens a prática dos verdadeiros valores por intermédio de boas e até corajosas ações, em contraposição aos atos condenáveis e perniciosos, sempre marcados pela prepotência, agressividade, confronto, desrespeito e até pela corrupção, além de proporcionar uma educação preventiva, promovendo uma mudança comportamental dos menores na comunidade, na família, na escola e no trabalho.
São definidas como boas ações para efeito de avaliação da comissão julgadora, o ato isolado ou continuado, que apresente clara conotação de desprendimento, desinteresse, sacrifício e esforço incomum em benefício de outros ou como exemplo a ser imitado por outros menores. A ação pode ser praticada em família, na escola, na rua, na hora do lazer, na viagem e em qualquer outro local e momento em que a criança tenha a oportunidade de fazer uma boa ação.