Comemorações do Dia do Marinheiro começam nesta segunda

 Arquivo PMC

  
Comemorações no Distrito Naval vão até o dia 14 de dezembro

Começam hoje, segunda-feira, as comemorações do Dia do Marinheiro com uma solenidade de inauguração da iluminação comemorativa do Pórtico do Complexo Naval de Ladário, às 20h. As atividades, organizadas pelo Comando do 6º Distrito Naval, vão até 14 de dezembro. Na agenda, eventos sociais, esportivas e exposições.

O Dia do Marinheiro é comemorado em 13 de dezembro, data de nascimento do Almirante Joaquim Marques Lisboa, Marquês de Tamandaré, patrono da Marinha do Brasil. A data foi instituída, pelo aviso 3.322 do Ministro da Marinha, em 04 de setembro de 1925, em reconhecimento aos grandes serviços prestados pelo almirante ao povo e à pátria.

Para amanhã, dia 2 de dezembro está programada uma Ação Cívico-Social na Escola Municipal Almirante Tamandaré, no período das 08h às 16h, com atendimento médico-odontológico e palestras educativas dirigidas a alunos do estabelecimento de ensino.

Nos dias 5 e 6, acontecem exposições no Comando da Flotilha do Mato Grosso, da Capitania Fluvial do Pantanal, do Grupamento de Fuzileiros Navais de Ladário, do Serviço de Sinalização Náutica do Oeste e do 4º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, ao longo da avenida 14 de Março, em Ladário. Paralelo, a população ladarense contará com atendimento médico-odontológico.

No dia 6 acontece também a Corrida Rústica alusiva ao Dia do marinheiro. A largada será às 8h30, em frente ao coreto de Ladário, na 14 de Março. As inscrições podem ser feitas na Capitania Fluvial do Pantanal, em Corumbá, e no Pórtico do Comando do Distrito Naval, em Ladário.

De 8 a 11 de dezembro, das 7h às 16h, acontece uma campanha de doação de sangue voluntária, voltada para militares e população em geral, no Hemonúcleo de Corumbá.

Entre 10 e 14, está prevista a exposição do Comando do 6º Distrito Naval no Museu de História do Pantanal (MUHPAN), com peças do acervo cultural da Marinha e obras selecionadas nos concursos de fotografia, pintura e de trabalhos dos marinheiros, que estão em andamento, também como parte das comemorações alusivas à data.

Entre 11 e 14, serão realizadas exposições do Comando da Flotilha do Mato Grosso, da Capitania Fluvial do Pantanal, do Grupamento de Fuzileiros Navais de Ladário, do Serviço de Sinalização Náutica do Oeste e do 4º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, ao longo do Porto Geral.

O Dia do Marinheiro será comemorado em 12 de dezembro, com uma cerimônia militar, às 17h30, no Porto Geral. Após a cerimônia, está prevista demonstração do Grupo Especial de Retomada e Resgate, de pára-quedistas e da banda de música.

Nos dias 13 e 14, atendimento médico e odontológico a cargo de profissionais da área de saúde do Hospital Naval de Ladário, no Porto Geral de Corumbá. O atendimento será durante todo o dia e, no final de tarde, apresentações da Banda de Música dos Fuzileiros Navais. O encerramento das festividades será dia 14, com a XVI Regata Canoinhas, às 9h, no Porto Geral de Corumbá.

Skip to content