Corumbá expõe ações contra a raiva em encontro em Ponta Porã

 Arquivo PMC

  
Prefeitura já desenvolve ações para combater a raiva em território boliviano

As ações desenvolvidas pela Prefeitura de Corumbá de vigilância e combate à raiva canina na fronteira com a Bolívia, será tema de uma palestra na cidade de Ponta Porã, fronteira com o Paraguai, durante o encontro sobre ‘Zoonoses em áreas de fronteira: atualização na vigilância e controle’, que será aberto nesta terça-feira e vai até o dia 18, quinta-feira.

A palestra será proferida pela gerente de Vigilância em Saúde da Secretaria Executiva de Saúde da Prefeitura de Corumbá, Viviane Ametlla. Será no último dia do encontro que Técnicos da Organização Panamericana de Saúde (OPAS); do Ministério da Saúde; da Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul; dos Núcleos Técnicos de Vetores; dos Serviços Municipais de Vigilância e Controle das Zoonoses (Mato Grosso do Sul, Paraná, Mato Grosso, Paraguai e Bolívia), além de profissionais das universidades.

O encontro será importante para uma atualização e fortalecimento dos serviços municipais e estaduais de vigilância e controle das zoonoses em sua capacidade de resposta.

A palestra de Viviane antecede a uma explanação de representantes do Ministério da Saúde do Paraguai e da Bolívia, que irão expor a situação epidemiológica da raiva nos dois países, bem como à explanação de Mauro Rosa Elkhoury, da OPAS-Brasil, focando a ‘Raiva na América Latina: Fragilidades da vigilância da raiva na fronteira Brasil/Bolívia e Brasil/Paraguai e ações em conjunto entre Brasil e Bolívia/Paraguai’.

“O encontro será importante para que possamos atualizar a questão da raiva nas regiões de fronteira, e uma oportunidade para repassarmos todo o trabalho de vigilância da profilaxia da raiva que Corumbá realiza com a Bolívia”, explicou.

As ações da Prefeitura Municipal, através da Saúde Pública, estão concentradas nas cidades bolivianas de Quijarro e Puerto Suarez, que pertencem à Província de German Busch.

A abertura do encontro será nesta terça-feira, às 20h, com uma palestra de Mauro Rosa Elkhoury, sobre Zoonoses Transfronteiriças: Exóticas, Emergentes e Permanentes.

Serão discutidos temas também como atualização e controle das leishmanioses e, no encerramento, acontece uma reunião entre as autoridades brasileiras, bolivianas, paraguaias, bem como representantes do Ministério da Saúde e das Secretarias de Saúde de Corumbá e Ponta Porã, para apresentação das estratégias utilizadas para o controle de foco de raiva canina.

Skip to content