Direitos Humanos: evento mostrará ações realizadas em Corumbá

O subsecretário de Ações da Cidadania, Arturo Ardaya, disse hoje, 03 de dezembro, data que marca a abertura da Semana Universal dos Direitos Humanos, que a homenagem a 60 personalidades corumbaenses, no próximo dia 10, permitirá que a sociedade local “conheça as ações em defesa dos direitos humanos feitas aqui, perto da gente”.

Ardaya explicou que a homenagem proposta pela Prefeitura Municipal ainda ajudará a desmistificar a visão estereotipada que se tem sobre o tema. “Quando se fala em direitos humanos logo vem à cabeça a defesa de bandidos e não é apenas isso”, afirmou ao esclarecer que a conceitualização é mais abrangente e está relacionada à preservação dos direitos do homem e visam resguardar os valores como a solidariedade, a igualdade, a fraternidade, a liberdade, a dignidade da pessoa humana.

Todos os 60 nomes que receberão a certificação foram sugeridos por entidades governamentais; não governamentais e instituições de Corumbá. A iniciativa vem sendo preparada desde a realização da segunda Conferência Municipal dos Direitos Humanos, nos dias 17 e 18 de julho.

“A idéia é nos enxergarmos e fazer com que a população reconheça esses trabalhos”, declarou o subsecretário ao esclarecer que os homenageados devem ser corumbaenses natos ou radicados na cidade há algum tempo. De acordo com Arturo, as ações em defesa dos direitos humanos devem ter “gerado benefícios para a sociedade corumbaense”.

Para a definição dos 60 homenageados a Subsecretaria de Ações da Cidadania, em parceria com o Fórum Permanente de Entidades Não Governamentais de Corumbá e Ladário (Forumcorlad) instituiu um Regimento Interno estabelecendo as normas que deveriam ser seguidas pelo Comitê de Julgamento para a escolha. O regimento seguiu os moldes estabelecidos pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR).

A seleção primou pela análise de critérios relacionados ao histórico de atuação na área de direitos humanos; avaliação do desenvolvimento de ações relevantes no período de 1948 a 2008; e a implementação de práticas inovadoras em relação ao tema, por parte dos indicados. Não foram aceitas auto-indicações ou indicações de membros titulares das instituições integrantes do Comitê de Julgamento.

A entrega dos certificados será quinta-feira, dia 10, às 20 horas, no Casa Blanca, que fica na rua Major Gama, 1.654 A, Centro da cidade.

Skip to content