Laudo libera Arthur Marinho até fevereiro de 2009

Se não estivesse em reforma, o estádio Arthur Marinho estaria apto a sediar todos os jogos do Campeonato Estadual de Futebol 2009. “Recentemente a FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) divulgou que só recebeu os laudos dos estádios de Campo Grande (Morenão e Moreninhas), mas o Arthur Marinho tem o projeto aprovado pelo Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Vigilância Sanitária. Esse documento só não foi encaminhado a Federação porque até o momento ninguém solicitou nada”, afirmou o diretor-presidente da Fundação de Esportes de Corumbá (FUNEC), Heliney Miranda Júnior.

O PPC (Plano de Prevenção Contra Incêndio e Pânico) nº 10.075 foi aprovado no dia 15 de fevereiro de 2008 e tem validade de um ano. Segundo o documento, o estádio estaria liberado para um público de 2.300 pessoas, sendo que a parte descoberta da arquibancada é fechada. “Somente após este prazo deveria ser pedida uma nova vistoria no local, renovando o alvará”, continuou Heliney. “Isso significa que, independente da reforma, o Arthur Marinho tem liberação para receber jogos”, completou.

Reforma

A Prefeitura de Corumbá encerrou na semana passada o plantio do novo gramado do estádio Arthur Marinho. As placas de grama esmeralda foram assentadas depois que o campo recebeu um moderno sistema de drenagem e adubação do solo. Agora a grama ficará sobre irrigação constante até que o broto crie raízes, o que demora cerca de 20 dias. Depois, dependendo das chuvas, são mais 40 ou 60 dias de irrigação e o gramado estará liberado para uso.

A espécie de gramínea utilizada no estádio é ideal para a prática esportiva. A variedade tem como principais características a boa tolerância à seca, pois requer menos adubação para o seu desenvolvimento e tem excelente recuperação ao stress, podendo ser irrigada até com água de baixa qualidade.

A pintura externa e a recuperação dos banheiros também estão em fase final de execução. “Nesta semana estão mexendo nos vestiários. Os operários já rebocaram as paredes e agora estão refazendo o piso com concreto polido para depois receber o paviflex de borracha. As arquibancadas estão quase 100% pintadas, e nesta semana deve começar a instalação dos assentos”, detalhou o presidente da FUNEC.

“O mais trabalhoso está sendo a instalação da rede de hidrante, uma vez que é necessário trocar toda a tubulação, porque ela é muito antiga e tem muito vazamento. A iluminação de baixa tensão deve começar a ser recuperada apenas em janeiro. Já as torres de iluminação estão numa segunda fase de reforma, já autorizada pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira”, concluiu Miranda.

Condição de jogo

O cronograma feito pela FUNEC prevê que o Arthur Marinho possa receber os jogos do Corumbaense Futebol Clube a partir da sétima rodada da primeira fase do Campeonato Estadual, programada para acontecer no dia 01 de março, contra o Naviraiense. Os jogos contra o Pantanal (01/02) e Comercial (15/02) podem ter o mando de campo invertido ou serem transferidos para outras cidades.

Na manhã desta terça-feira, 16 de dezembro, o diretor-presidente do Carijó da Avenida, Francisco Vieira Neto, o “Niquito”, disse em entrevista ao programa Show da Alegria, da rádio Difusora AM, que o clube vai jogar onde a Federação determinar. Niquito também criticou a FFMS, afirmando que a entidade mostrou pouca vontade em efetivar a inversão dos mandos de campo.

Skip to content