Projeto de Ruiter mantém creches funcionando em Corumbá

A Prefeitura de Corumbá inicia na próxima sexta-feira, 02 de janeiro de 2009, a quarta edição do projeto “Integração com as famílias na vivência com as crianças”. Também conhecida como “Mães Crecheras” a iniciativa da administração do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) tem como objetivos garantir o funcionamento das creches em janeiro e proporcionar às mães, que estão fora do mercado de trabalho, a oportunidade de exercer uma atividade remunerada e conhecer as ações realizadas nas creches da Rede Municipal de Ensino (REME).

Entre os dias 02 e 30 de janeiro nove creches de Corumbá participarão do projeto. A meta é atender 815 crianças, na faixa etária que vai dos três meses aos 3 anos e 11 meses de idade. Nestes 21 dias letivos elas participam de atividades como passeios; aulas de música; pintura e projeções de cinema. O projeto está orçado em R$ 128.134,04. Os recursos são da Prefeitura, via Secretaria Executiva de Educação, e do Fundo Municipal de Investimentos Sociais (FMIS).

Para o trabalho cotidiano cada creche contará com a supervisão de quatro professores (sendo dois por turno) para as atividades de recreação e artes. Este ano serão 32 pedagogos com habilitação em educação infantil e 86 mães. Elas vão receber uma bolsa auxílio no período em que integram o trabalho nas creches.

As mães passaram por um curso oferecido, ainda em dezembro, pelos técnicos do Núcleo de Educação Infantil da Secretaria Executiva de Educação. Na capacitação foram abordados temas relacionados ao dia a dia da atividade em creche, como higiene pessoal das crianças; desenvolvimento infantil em seus aspectos físico; motor; psicológico e emocional.

Critérios

A escolha das mães obedeceu a critérios que avaliaram a necessidade de cadastramento em programas federais – como o Bolsa Família, por exemplo – a matrícula de filhos em escolas da REME e de estarem fora do mercado de trabalho.   

Em seu quarto ano de execução, o projeto do prefeito Ruiter Cunha atenderá crianças que são alunas das creches da Rede Municipal e também aquelas que já tiveram a matrícula realizada para o ano letivo de 2009. Além de promover a interação social, o “Mães Crecheras” também se configura numa oportunidade para as famílias envolvidas na ação conhecerem a missão educativa e pedagógica desenvolvida pelas creches.

Os professores que participam do projeto encaminham antecipadamente para a Prefeitura o planejamento diário das atividades que serão realizadas com as crianças. As ações desenvolvidas ao longo de todo o mês são avaliadas ao final dos trabalhos.

Com cerca de 1,8 mil crianças atendidas nos três primeiros anos, o programa Integração com as famílias na vivência com as crianças” já chamou atenção de outros municípios de Mato Grosso do Sul, que solicitaram informações a respeito da experiência corumbaense para possível adoção do método de trabalho.

Desenvolvido pela Prefeitura de Corumbá, o projeto “Integração com as famílias na vivência com as crianças” é realizado pela Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania através da execução da Secretaria Executiva de Educação em parceria com o FMIS. A coordenação é da Secretaria Especial de Integração das Políticas Sociais.

Skip to content