Ruiter anuncia gratificação para a Guarda Municipal

 Macos Boventura/PMC

  
Anúncio foi durante inauguração da nova sede da instituição

O Prefeito Ruiter Cunha de Oliveira anunciou nesta quinta-feira, 18 de dezembro, um incremento de produtividade no salário de dezembro dos Guardas Municipais de Corumbá. Foi durante as comemorações de Dia do Guarda Municipal, que também marcou a inauguração da nova sede da Guarda, localizada no Parque Marina Gattass.

“Fico muito feliz por estar participando desse evento e porque dentro desses quatro anos de administração pública conseguimos valorizar todos os servidores públicos, incluindo essa categoria tão importante que zela pelo patrimônio público municipal”, afirmou Ruiter. Segundo o prefeito, a gratificação será paga ainda no mês de dezembro. Hoje a prefeitura liberou o 13º e o salário de dezembro dos servidores.
A Guarda Municipal de Corumbá é uma organização civil criada em 18 de dezembro de 1989, a partir da Constituição Federal de 1988. Antes, era conhecida como Corpo de Vigilantes. “Quando assumimos a Prefeitura, eram 92 guardas. Hoje são 226 e todos amparados pelo estatuto próprio aprovado em 2007”, continuou o chefe do executivo municipal.
A categoria desenvolve serviços de segurança do patrimônio público, como centros de saúde, escolas, praças, feiras livres, além do apoio aos diversos serviços, incluindo as fiscalizações e rondas motorizadas. Hoje, é parceira da Polícia Militar, atuando também nas rondas escolares. Ela ainda garante apoio às ações da Defesa Civil, do Conselho Tutelar, de trânsito, bem como nos grandes eventos, contando inclusive com câmeras de monitoramento e detectores de metais.
A lei criando o Dia da Guarda Municipal foi sancionada em junho de 2007 pelo prefeito Ruiter Cunha, após aprovação na Câmara de Vereadores, através de indicação do vereador Alberto Guimarães. Atualmente a GM conta com 226 guardas, sendo 37 mulheres.

Skip to content