Articulação de Ruiter garante retomada de pólo gásquímico

 Prefeitura de Corumbá

  

 Ruiter incluiu pólo binacional na Carta entregue ao presidente Lula

A articulação política do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) junto ao Governo Federal, ao longo dos últimos quatro anos – período de sua primeira gestão –, resultou no comprometimento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em retomar o projeto do pólo gásquímico binacional em Corumbá. Pela proposta presidencial a ideia é criar parques industriais em Corumbá e na cidade boliviana de Puerto Suárez. “O anúncio de retomar o projeto do pólo gásquímico ainda este ano, feito pelo presidente Lula, é excelente para Corumbá”, afirmou Ruiter.

Na avaliação do chefe do Executivo corumbaense a implantação do projeto nos dois lados da fronteira, é fundamental para o enfrentamento da crise financeira internacional. Os resultados positivos do investimento teriam reflexos sentidos nos dois países, não ficaria restrito apenas às cidades fronteiriças que sediam os parques industriais.

“Entendemos, assim como o presidente Lula, que crise se vence com trabalho; criatividade e ousadia. Essa possibilidade de implantação do pólo permitirá enfrentar os problemas juntos e trazer maior qualidade de vida para essas comunidades”. O investimento permitirá a geração de emprego e renda, questões vitais para a superação de crises financeiras.

A importância do pólo gásquímico na região foi incluída na Carta dos Municípios da Fronteira Pantaneira entregue por Ruiter aos presidentes Lula e Evo Morales. É uma das principais reivindicações do documento assinado pelos prefeitos Ruiter Cunha de Oliveira (Corumbá); José Antônio Assad e Faria (Ladário) Aldo Clavijo (Puerto Quijarro) e Romualdo Hurtado (Puerto Suárez).

“Para além das iniciativas que podem minimizar em curto prazo os problemas desta região da fronteira, queremos por último sugerir a Vossas Excelências que estudem com carinho o projeto de implantação do Pólo Gásquímico nesta região da fronteira”, diz trecho da carta que se refere ao projeto binacional.

O presidente Lula disse ao prefeito Ruiter Cunha que deseja voltar a Corumbá para lanças obras, entre elas, a do pólo gásquímico binacional. “Tenho a esperança de vir, e se Deus ajudar, ainda neste ano. E se a empresa brasileira Brasken, a Petrobras e a YPFB (estatal responsável pela venda do gás boliviano) estiverem de acordo, poderemos estar lançando o extraordinário projeto Gás-Químico entre Corumbá e Puerto Suárez”, afirmou o chefe de governo e estado brasileiro. Uma data pré agendada para a visita a Corumbá seria 08 de maio

Segundo o presidente brasileiro, o Pólo beneficiaria diretamente todos os municípios da região pantaneira “O Pólo vai dar à Bolívia um grande potencial industrial e um setor de ponta da indústria mundial, que é o setor petroquímico. E com uma indústria gásquímica aqui, dezenas de outras pequenas empresas se juntarão de forma que possamos ver a Bolívia e essa região do Brasil se desenvolverem de forma extraordinária”, disse.

O pólo gás-químico é um complexo industrial que tem como indústria base a refinaria de gás, que extrai do gás natural o polietileno e outros polímeros que são a base para a fabricação de diversos tipos de plásticos. Estimativas da administração estadual de 1999 a 2006 indicavam que a construção do pólo gás-químico de Corumbá custaria cerca de US$ 2 bilhões. Na construção a perspectiva era de geração de seis mil empregos, durante a operação 400 diretos e dois mil indiretos.

Skip to content