Cidade tem calendário de eventos bastante diversificado

 Arquivo PMC

  
Carnaval com muito brilho, abre calendário de eventos em fevereiro

O documento encaminhado às agências consta de importantes informações sobre o calendário de eventos do município, que começa em fevereiro. Durante cinco dias, quem visitar Corumbá terá oportunidade de participar do melhor carnaval do Centro Oeste. A Folia no Pantanal é estruturada e consolidada como a melhor e mais animada do Brasil Central.

São atividades em vários pontos da cidade, como no Jardim da Independência, Espaço de Exposições, Porto Geral, Praça Generoso Ponce, Rua Frei Mariano e Avenida General Rondon com apresentação de oito Escolas de Samba, em média com 1000 componentes para cada uma delas; sete blocos com 600 foliões cada, e quatro cordões relembrando o carnaval dos velhos tempos, em média, cada um, com 100 foliões.

A viagem pelo calendário prossegue em maio com o Festival América do Sul, evento que reúne os países da América do Sul. Durante cinco dias, a cidade de Corumbá respira arte, cultura, música, dança, teatro, literatura, artes plásticas, cinema, artesanato e oficinas gerando confraternização, admiração e respeito à cultura de todos os povos através do conhecimento de suas obras e de seus artistas locais.

Em junho, o Arraial do Banho de São João, com o tradicional banho no santo nas águas do rio Paraguai, relembrando o batismo de Cristo por São João Batista. A festa leva milhares de pessoas ao Porto Geral, dotado de barracas de quentão, arroz de carreteiro, paçoca, e outros, típicos das festas juninas, embalados ao som da viola de cocho para a dança do siriri e cururu e da quadrilha, além do concurso de andores, iluminados com fogos de artifício e muita alegria.

Para setembro a cidade reserva a FEAPAN (Feira Agropecuária do Pantanal), com leilões diários, palestras sobre novidades no agronegócio, além de diversão com provas hípicas e grandes shows musicais no Parque de Exposições “Belmiro Maciel de Barros”. Uma ótima oportunidade para se fazer grandes negócios na agropecuária.

Em outubro, o Festival Pantanal das Águas reúne pesca, teatro e muito samba. São campeonatos de pesca esportiva internacional pesque e solte, infantil e adulto com milhares de participantes; a travessia a nado no Rio Paraguai, todos com ótimas premiações; além de apresentações de shows musicais, escolas de samba e de peças teatrais com artistas locais e nacionais.

Para dezembro, a aposta fica por conta da lavagem da escadaria da Igreja e Louvação a Iemanjá no rio Paraguai, que acontece no dia 30. No dia 31, procissão de católicos ao Morro São Felipe, missa e show pirotécnico saudando o ano novo. Tradições religiosas de um povo que renova sua esperança, onde a religião católica e o candomblé, em perfeita harmonia, se unem em respeito mútuo e fé.

Para brindar o roteiro, Corumbá conta com estabelecimentos de consumo de alimentos e bebidas com temperos e ingredientes variáveis e deliciosos em seus cardápios, inspecionados. Além de agências de turismo credenciadas que vendem ou efetuam passeios fluviais com almoço típico e música, ao vivo; city tour nas cidades de Corumbá, Ladário, Quijarro e Puerto Suarez, e pela Estrada Parque, bem como hospedagem urbana e rural com infra-estrutura para receber turistas individuais e em grupos.

Skip to content