Comunidade ganha novo prédio do CRAS no Centro América

 Prefeitura de Corumbá

  
Novo prédio está em fase de acabamento

A Prefeitura de Corumbá está investindo R$ 270 mil na construção do novo prédio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS I) do bairro Centro América. O antigo prédio, pequeno, acanhado e com salas apertadas, de apenas 243 metros quadrados, passa por uma total transformação. Em seu lugar, surge um amplo empreendimento, de 513 metros quadrados, edificado em uma área de 701 metros quadrados, que contará inclusive com um salão de reuniões, e também para festas, além de espaço para crianças e um quiosque.

O CRAS I, que atende famílias em situação de vulnerabilidade do bairro e regiões vizinhas, está sendo totalmente reconstruído, seguindo um projeto estabelecido pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), que servirá inclusive de modelo para futuros empreendimentos na cidade.

As obras estão sendo executadas pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, por meio da Secretaria Executiva de Infra-Estrutura e Habitação. A decisão do prefeito em reconstruir uma nova sede do CRAS I, foi justamente em virtude de que a antiga edificação já não atendia a demanda atual. São cerca de 400 famílias cadastradas pela Secretaria Executiva de Assistência Social, e com esta completa remodelação, a clientela poderá dobrar.

Atendendo determinação do prefeito, a Secretaria Executiva de Infraestrutura e Habitação, fez uma readequação do espaço, ampliando a área física, com a construção inclusive de um salão para reuniões, área para cursos, atendimentos aos programas sociais desenvolvidos pela Prefeitura, coordenação, banheiros, além de outras repartições necessárias. Para se ter uma idéia, o novo prédio terá, entre outras coisas, quatro salas para atividades diversas e uma de múltiplo uso.

Na obra a Prefeitura está investindo R$ 270 mil, recursos próprios. O projeto servirá de modelo para outros empreendimentos do gênero na cidade. O CRAS do programa Casa Nova, novo conjunto que está sendo construído na parte alta da cidade, com recursos do PAC e da Prefeitura, será como este que está em fase de acabamento no Centro América. A determinação do prefeito é que todos os demais que estão sendo programados para a cidade, sejam idênticos.

Dois centros

Atualmente existem dois CRAS em Corumbá. São cerca de 800 famílias cadastradas que utilizam os espaços para desenvolvimento dos mais variados projetos sociais. O do Centro América atende famílias de 11 bairros. Entre as principais ações estão os cursos de artes manuais para as mães, que já até criaram uma cooperativa para comercializar os produtos.

Além dos cursos profissionalizantes, o CRAS realiza palestras sobre os mais diversos temas, como sexualidade, planejamento familiar, violência e drogas, e conta com oficinas de dança (balé e capoeira) para crianças, adolescentes e adultos (mulheres acima de 30 anos). Também trabalha com grupos de idosos e portadores de deficiências, com atividades manuais, motivando a coordenação motora e a memória.

Skip to content