Corumbá discute Regulamento Sanitário Internacional na quinta

Uma reunião na quinta-feira, em Corumbá, vai abordar o novo Regulamento Sanitário Internacional que passou a vigorar em 15 de junho de 2007, para garantir a máxima segurança contra a disseminação internacional de doenças. O instrumento foi criado em 1951 pela Organização Mundial da Saúde e, em 1969,  sofreu uma revisão, além de algumas alterações em 1973 e 1981.

A reunião em Corumbá terá participação de pessoas ligadas ao Ministério da Saúde; Secretaria Estadual de Saúde; Prefeitura Municipal, através da Secretaria Executiva de Saúde Pública, como também da Gerência de Defesa Civil, e de representantes da Universidade Federal da Bahia, por meio do Instituto de Saúde Coletiva. O encontro será no Espaço Educacional a partir das 08h.

O novo Regulamento, de 2005 e que passou a vigorar em 15 de junho de 2007, prevê prazos para cumprimento de algumas atividades por parte dos países integrantes da Organização Mundial de Saúde. Uma delas é a Avaliação de Capacidade Básica Necessária para Tarefas de Vigilância e Resposta que, de acordo com o Mercosul, deverá ser cumprida até março de 2009.

Skip to content