Corumbá faz campanha para reduzir violência no trânsito

 Prefeitura de Corumbá

  

 Prefeitura tem intensificado ações visando garantir segurança no trânsito

A Prefeitura de Corumbá realiza uma série de atividades visando redução dos índices de violência no trânsito. As ações tiveram início na manhã desta segunda-feira, 26 de janeiro, e prosseguirão até a próxima sexta-feira, dia 30. A iniciativa desenvolvida pela Secretaria Executiva de Saúde Pública – através do Núcleo de Prevenção a Violência e Promoção de Saúde –, em parceria com os agentes de trânsito da Agetrat, faz parte da programação da Semana da Não Violência.

Durante toda esta semana, enfermeiros; técnicos e agentes comunitários de saúde são orientados sobre as formas de manifestação da violência no trânsito e capacitados a respeito de como atuar ao se depararem com uma dessas situações no cotidiano profissional. Na manhã de hoje, a capacitação aconteceu nas Unidades Básicas de Saúde da Família do Kadwéus; Nova Corumbá; São Bartolomeu; Breno de Medeiros.

Amanhã, 27, as ações serão realizadas a partir das 7h30 na Unidade de Saúde Humberto Pereira, que fica na rua Luiz Feitosa Rodrigues, 2081, bairro Nossa Senhora Fátima. Para 8 horas está prevista a orientação na unidade do Aeroporto, na rua Alan Kardec, lote 09. O posto Ênio Cunha, na alameda Tamengo, sem número, no bairro Cervejaria, terá a capacitação promovida às 8h30. As atividades desta terça-feira terminam na Unidade Básica de Saúde da Família do Dom Bosco, que tem início previsto para 9 horas.

A programação nos postos segue até o dia 29, atingindo mais seis unidades de saúde. No sábado, 30, data em que se comemora o Dia Internacional da Não Violência, será realizado um pedágio envolvendo simultaneamente os profissionais de todos os postos envolvidos na atividade, juntamente com equipes da Agetrat.

O dia 30 de Janeiro foi proclamado pela ONU como o dia da não-violência em homenagem a Mohandas K. Gandhi – também chamado Mahatma  (que significa “grande alma”, “alma iluminada”) –, cujo assassinato ocorreu nessa data, em 1948. Trata-se de uma iniciativa voltada à educação para a paz, a solidariedade e ao respeito pelos direitos humanos.

PARA

A Semana da Não Violência integra as ações do da terceira edição do Plano de Redução de Acidentes (PARA). O programa visa estimular a criação de uma consciência voltada aos problemas inerentes ao trânsito nas vias urbanas, bem como dinamizar e divulgar o trabalho feito pelos órgãos de trânsito na área de prevenção de acidentes automobilísticos, na busca da redução dos índices de acidentes automobilísticos, integrando a sociedade organizada com os órgãos da administração pública responsáveis pelo trânsito. Objetiva ainda estimular os usuários das vias, como pedestre e condutores de veículos, a seguirem as regras do Código de Trânsito Brasileiro.

Também contempla uma das metas do Núcleo de Vigilância de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis (DANT), vinculado à gerência de Vigilância em Saúde que prevê a redução da morbimortalidade por acidentes de trânsito.

Acidentes

Dados divulgados pela Agetrat e PM no lançamento do PARA no final de 2008, com base em informações do Detran, indicaram as ruas Dom Aquino Correa e Porto Carrero com os maiores índices de acidentes de trânsito no período de janeiro a setembro daquele ano, em Corumbá. Cada uma delas registrou 21 acidentes naqueles nove meses. Seguidas pelas ruas Cyríaco de Toledo (14 acidentes); América (12) e Edu Rocha (10), sem vítimas fatais.

Levantamento realizado pela Agetrat entre janeiro e outubro de 2008 mostrou que foram aplicados 1.044 autos de infração na cidade. Pelas estatísticas de trânsito as principais infrações, no período avaliado, foram dirigir veículos usando fones de ouvidos conectados a aparelhos sonoros ou a telefones celulares, trafegar com veículos sem licenciamento ou registro, dirigir sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), estacionar em locais proibidos e em locais em desacordo com a legislação (parar em vaga destinada aos portadores de necessidades especiais).

Skip to content