Prefeitura promove ações para orientação sobre hanseníase

O dia nacional da pessoa atingida pela hanseníase, celebrado em 25 de janeiro, contará com ações educativas promovidas pela Prefeitura de Corumbá ao longo desta semana. As atividades serão promovidas pelas Unidades Básicas de Saúde, através das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF). A partir de amanhã, 21, serão realizadas palestras e distribuição de panfletos orientando a respeito da doença.

Por determinação do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira, a ações devem orientar sobre os sinais e sintomas da doença; formas de tratamento e contágio. A população deve ter condições de reconhecer a doença para o diagnóstico precoce, que ajuda a evitar sequelas.

No Centro de Saúde da Ladeira, onde está sediado o Programa Municipal de Controle da Hanseníase, serão promovidas palestras nos dias 21 e 22 (quarta e quinta-feira, respectivamente). As palestras serão ministradas pela enfermeira Thais Fernandes, coordenadora do Programa em Corumbá.

De acordo com a coordenadora de Média e Alta Complexidade da Secretaria Executiva de Saúde Pública, Alessandra Chinelli Panes de Oliveira, a hanseníase tem cura. O tratamento é feito nas unidades de saúde e é gratuito. A cura é mais fácil e rápida quanto mais precoce for o diagnóstico.

Por sua vez, o gerente de atenção em Saúde, Luís Otávio Cunha, informou que ao perceber a existência de manchas na pele relacionadas à diminuição ou ausência de sensibilidade – pele anestesiada, sem dor quando ocorrem queimaduras ou ferimentos –, a pessoa deve procurar qualquer uma das unidades de saúde do município para informar-se e receber os primeiros cuidados médicos.

A unidade de saúde Humberto Pereira, no bairro Nossa Senhora de Fátima, promoverá pedágio educativo, nos dias 22 e 23 de janeiro, nos cruzamentos das ruas Sete de Setembro e Duque de Caxias, no período das 08h às 11 horas. Por outro lado, o cronograma da panfletagem educativa da equipe de ESF do posto Breno de Medeiros II é o seguinte: 

Dia 21/01: Pedágio com entrega de panfletos e orientação
Local: Rua Dom Pedro II com Rua Edu Rocha
Horário: 13h às 15h

Dia: 22/01: Pedágio com entrega de panfletos e orientação
Local: Rua Dom Pedro II com Rua 21 de Setembro
Horário: 07h às 09h

Dia: 23/01: Pedágio com entrega de panfletos e orientação
Local: Rua Dom Pedro II com Rua 21 de Setembro
Horário: 13h às 15h

Skip to content