As ações de combate à dengue seguem sendo realizada pela Prefeitura de Corumbá. Neste mês, profissionais da Secretaria Executiva de Saúde Pública programam trabalho na região do bairro Beira Rio. A iniciativa trabalha o tema “Verão sem dengue” e o projeto tem ações previstas até fevereiro.
As equipes das unidades de saúde envolvidas no projeto atuam na divulgação de informações que permitam as crianças e adultos desenvolverem ações visando o combate à proliferação de focos do mosquito Aedes Aegipty, transmissor da doença. Os profissionais ainda orientam sobre as formas de prevenção e combate.
A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre
A dengue clássica é uma forma mais leve da doença e semelhante à gripe. Geralmente, inicia de uma hora para outra e dura entre
Já a hemorrágica é grave e se caracteriza por alterações da coagulação sanguínea da pessoa infectada. Inicialmente se assemelha a dengue clássica, mas, após o terceiro ou quarto dia de evolução surgem hemorragias em virtude do sangramento de pequenos vasos na pelo e nos órgãos internos.
Pode provocar hemorragias nasais, gengivais, urinárias, gastrointestinais ou uterinas. Assim que os sintomas de febre acabam, a pressão arterial do doente cai, o que pode gerar tontura, queda e choque. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.