Saúde da Mulher oferece exames laboratoriais para gestantes

 Prefeitura de Corumbá

  

 Exames laboratoriais serão oferecidos a partir da próxima semana

A partir da próxima segunda-feira, 12 de janeiro, o Centro de Saúde da Mulher (CSM) passa a oferecer exames laboratoriais para as gestantes atendidas pela unidade. Os exames disponibilizados são os classificados como padrões pelo Ministério da Saúde. A disponibilização dos serviços laboratoriais atende a determinação do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira.

A estratégia adotada pela Prefeitura de Corumbá, através da Secretaria Executiva de Saúde Pública, tem como objetivo promover a maternidade segura, garantindo à gestante a realização de um pré-natal com total acompanhamento médico e atendimento humanizado.

A coordenadora de Média e Alta Complexidade da Secretaria Executiva de Saúde Pública, Alessandra Chinelli Panes de Oliveira, informou que os exames que serão oferecidos, em parceria com o Laboratório Municipal, são os seguintes: tipagem sanguínea; hemograma; prova de coombs indireto; glicemia; urina – tipo i e o parasitológico de fezes.

O serviço

O Centro de Saúde da Mulher fará 15 exames por dia. O agendamento deve ser feito na própria unidade, diretamente com a recepcionista, no período das 07h às 11h e das 13h às 17 horas.

O laboratório estará atendendo também as gestantes das ESF’s e EACS. Os atendimentos deverão ser agendados via telefone pela enfermeira da unidade, especificando o tipo de exame, identificação da paciente (nome completo, idade e idade gestacional) e identificação de origem (Unidade).

Para a coleta, a gestante deverá comparecer ao Centro de Saúde da Mulher às 06h30 do dia agendado, portando documento de identificação com a foto e a solicitação do exame. A coleta será por ordem de chegada. O resultado deverá ser retirado pela usuária, ou familiar, mediante apresentação de documentação, no prazo determinado pelo Centro de Saúde.

Skip to content