Caprichosos abre desfile das escolas de samba em Corumbá

  Marcos Boaventura

  
Vila Mamona promete muito luxo em busca do bi

A Caprichosos de Corumbá será a primeira agremiação a se apresentar em Corumbá, na abertura do desfile das Escolas de Samba, um dos destaques do carnaval corumbaense. Integrante do grupo 2, ela abre a noite de domingo, dia 22 de fevereiro. A ordem do desfile foi divulgada esta semana pela Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá (LIESCO), que incloui também a apresentação das escolas do grupo 1, que se apresentam na segunda, dia 23. A festa é realizada pela Prefeitura Municipal de Corumbá, através da Fundação Especial de Cultura e Turismo, em parceria com a LIESCO.

No domingo se apresentam as quatro agremiações que compõem o grupo 2. Além da Caprichosos, se apresentam A Pesada, Mocidade Independente da Nova Corumbá e, encerrando o primeiro dia dos desfiles, a Marques de Sapucaí. O início das apresentações será às 20h.

Na segunda-feira de Carnaval, 23 de fevereiro, é a vez das escolas de samba do grupo 1 passarem pela avenida General Rondon. A Major Gama abre a festa também às 20h. A Acadêmicos do Pantanal, vencedora do grupo de acesso em 2008, é segunda a se apresentar. Vice-campeão do ano passado, a Império do Morro será a terceira escola a passar pela passarela do samba. Atual campeã do Carnaval corumbaense, a Unidos da Vila Mamona fecha a quarta noite da maior festa popular do Centro-Oeste brasileiro.

As escolas

A primeira escola a desfilar é o Grêmio Recreativo Escola de Samba Caprichosos de Corumbá. Fundada em 29 de setembro de 1992, a agremiação foi última colocada no carnaval passado e busca a recuperação este ano, para subir ao grupo considerado da elite.

A Pesada será a segunda escola se apresentar. Com o quarto lugar no grupo 1 em 2008, a agremiação desceu para o grupo 2 e, agora, tenta voltar à elite. Foi fundada em 6 de janeiro de 1970.

A terceira a entrar na passarela do samba é a Mocidade Independente da Nova Corumbá. Fundada em 22 de junho de 1999, é outra agremiação que busca o título para fazer parte da elite, em 2009.

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Marquês de Sapucaí encerra o primeiro dia do desfile e promete muita luta para conquistar o título e acesso ao grupo principal do carnaval corumbaense. Foi fundada em 29 de janeiro de 1988.

Na segunda-feira, 23, desfilam as quatro escolas do grupo 1. A abertura terá a Unidos da Major Gama, campeã em 2007 e terceira colocada em 2008. Foi fundado em 5 de março de 1989, e é orgulho dos moradores da rua Major Gama, que sempre relembram Claudionor Zozias, o “macaca”, que com seu entusiasmo, escolheu as cores da agremiação – verde, azul, branco e amarelo – e as duas pombas brancas como símbolo, representando a paz.

Em seguida, se apresenta na passarela, a Escola de Samba Acadêmicos do Pantanal, campeão do grupo 1 em 2008, garantindo o direito de integrar a elite do carnaval corumbaense. Foi fundada em 25 de julho de 2001.

Uma das grandes campeãs dos carnavais corumbaenses, a Império do Morro entra na avenida em busca de mais um título. Será a terceira escola a desfilar na segunda-feira. A ‘verde e rosa’ foi fundada em 15 de agosto de 1958. Já conquistou 27 títulos.

Fechando o desfile das escolas de samba do Carnaval 2009 de Corumbá, a grande campeã, a Escola de Samba Unidos da Vila Mamona encerra as apresentações na passarela, em busca do bicampeonato. Foi fundada em 13 de agosto de 1981. É detentora de 15 títulos.

Skip to content