Mãe diz que integração influi no aprendizado das crianças

 Prefeitura de Corumbá

  
Eliane Mosciaro: apoio aos filhos é importante

Em Corumbá, o ano letivo na Rede Municipal de Ensino (REME) está começando hoje, 5 de fevereiro, e a grande novidade é a presença marcante dos pais que, atendendo um chamamento da Prefeitura, estão acompanhando os filhos, participando mais ativamente deste primeiro contato das crianças com professores, diretores e funcionários administrativos das escolas mantidas pelo município.

A integração dos pais, professores, diretores e alunos, é uma proposta do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), que deseja uma maior participação dos pais na vida escolar dos filhos, contribuindo para sua formação.

Na Escola Municipal Izabel Correia o convite feito pelo prefeito para uma participação mais ativa dos pais foi correspondida. A maioria dos alunos chegou à escola logo cedo, antes das 7h, acompanhando da mãe, pai ou responsável, participando ativamente do primeiro contato com a diretora, professores e funcionários do estabelecimento de ensino.

O primeiro contato, segundo a diretora Ecila Iraci Antunes Brito, foi proveitoso. Além da conversa com os alunos, ela aproveitou a oportunidade para marcar a primeira reunião do ano com os país, no dia 14 de fevereiro, um sábado.

“Foi maravilhoso este nosso primeiro contato. A nossa escola é adequada, em condições de bem atender a comunidade. Temos professores capacitados e estamos cheio de gás para iniciar este ano letivo”, afirmou. Conforme ela, a comunidade participa de forma intensa das atividades na Izabel Correia.

Enquanto os alunos se dirigiam para as salas de aula, uma mãe buscava informações com ela, sobre a possibilidade de matricular outro filho na escola. “Não temos vagas no Ensino Fundamental. Só se houver desistência ou transferência”, explicou.

A Escola Izabel Correia está localizada no bairro da Popular Nova. Conta com 14 salas de aula, 1.350 alunos e funciona em três períodos: matutino, vespertino e noturno (Educação de Jovens e Adultos). “Temos vagas somente para o EJA”, informou, lembrando que cerca de 300 alunos estão matriculados.

Apoio importante

Eliane Delmão Mosciaro, moradora no bairro Aeroporto, foi uma das mães que participou desse primeiro dia de aula dos filhos Jean Manoel Mosciaro Gomes, 5 anos, aluno do pré II, e de Tamires Aparecida Mosciaro Gomes, 10 anos, 6ª série. “É importante. Temos que apoiar nossos filhos e ajudá-los também em casa, quando estão com dificuldades”, disse.

Segundo ela, a participação dos mais é importante também para “as crianças não ficarem assustadas neste primeiro contato com a escola”. Eliane lembra que o filho mais novo já estudou na Escola Izabel Correia em 2008, mesmo assim, “é bom a gente acompanhar para a criança não se assustar. Tem que dar apoio em todos os momentos, inclusive em casa, quando precisa de ajuda”, diz. Em 2008, Jean teve dificuldades na escola e, em casa, ela procurou auxiliá-lo nas tarefas.

Divina Solange Silva Vieira, moradora no Jardinzinho, também destacou este primeiro contato com a escola e seus funcionários. Mãe de Francislene da Silva Santos, 11 anos, 5ª série, disse que participa da vida escolar da filha. “Apoio é importante. É muito legal dar força para ela”, comenta.

Tímida, Francislene afirma que para ela, “é sempre bom a mãe estar junto. A gente tem mais incentivo com a mãe participando”, afirmou, já se dirigindo à sala de aula.

Ano letivo

Em Corumbá, o ano letivo de 2008 começa com cerca de 20 mil alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino, nas 21 escolas, 15 na área urbana e 6 na zona rural. O calendário vai até o dia 14 de dezembro, totalizando 200 dias letivos.

Somente nas escolas José de Souza Damy, Clio Proença, Angela Maria Perez, Cássio Leite de Barros, CAIC Pe. Ernesto Sassida e Tilma Fernandes Veiga, o ano letivo será iniciado na segunda-feira, dia 9 de fevereiro. É que os professores estão participando esta semana do curso de Formação do PDE (Plano de Desenvolvimento da Escola), atividade que faz parte do Compromisso Todos Pela Educação.

Corumbá conta com 1.790 professores, sendo 188 na Educação Infantil e Pré-Escola, 1.264 no Ensino Fundamental e 150 no EJA. O calendário escolar é pré-estabelecido pela Secretaria Estadual de Educação (SEED), exceto as extensões existentes na região das águas, onde o calendário é diferenciado.

Na região das águas, o calendário é influenciado pelas cheias no Pantanal e as aulas serão iniciadas em 16 de fevereiro. A Prefeitura de Corumbá garante ensino regular para 365 alunos que residem no Paiaguás, Serra do Amolar e São Lourenço.

Skip to content