Prefeitura capacita bolivianos para combater a dengue

 Prefeitura de Corumbá

  

 Técnicos do CCZ apresentaram instrumentos aos alunos bolivianos

A Prefeitura Municipal de Corumbá, através da Secretaria Executiva de Saúde, dá seqüência às ações conjuntas de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, técnicos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) capacitaram 80 jovens de Puerto Quijarro, na Bolívia, para auxiliarem no Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), programado para ser realizado amanhã na região de fronteira.

A atividade segue determinação do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira, que no início da semana reuniu seu secretariado para pedir a intensificação das ações preventivas e educativas no combate à doença com as cidades bolivianas vizinhas. Em Santa Cruz, a mais de 600 quilômetros da região fronteiriça, mais de 700 casos de dengue já foram confirmados pelas autoridades bolivianas.

“O principal objetivo desta atividade é preparar esses jovens para a ação do LIRAa que será feita amanhã. Assim pretendemos evitar que a situação enfrentada em Santa Cruz chegue até aqui e atravesse a fronteira”, explicou a gerente de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Corumbá, Viviane Ametlla.

Segundo o coordenador de endemias da província de Germán Bush, Fábio Vargas, a apoio de Corumbá é fundamental para o controle da doença no território boliviano. “É uma parceria fundamental”, destacou. Vargas é o único funcionário responsável pelo controle e combate de endemias nas cidades de Puerto Quijarro, Puerto Suarez e El Carmen.

LIRAa

Os 80 jovens capacitados pela Secretaria Executiva de Saúde serão auxiliados por agentes de Corumbá. O LIRAa feito em Puerto Quijarro vai auxiliar as autoridades a localizarem os pontos mais vulneráveis para proliferação das larvas do mosquito. “Essa identificação facilita o combate ao vetor”, explicou Viviane Ametlla.

Além do Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti, os jovens também distribuirão panfletos educativos para a população. Para o sábado, dia 14, o cronograma de ações prevê um mutirão de limpeza de terrenos e a passagem do carrinho fumacê, que faz a borrifação de inseticida. Nestes serviços serão empregados caminhões; pá-mecânica e maquinário da Prefeitura de Corumbá.

O trabalho conjunto ainda prevê a realização de panfletagem educativa, com folhetos em espanhol na cidade de Puerto Suárez, onde também será feita a borrifação de inseticida. A primeira fase de ação conjunta terminará no dia 21 de fevereiro com limpeza de terrenos. As Prefeituras bolivianas garantirão combustível para funcionamento do maquinário corumbaense e todo o suporte para o trabalho dos brasileiros.

Skip to content