Ruiter destaca integração com bolivianos na prevenção à dengue

 Prefeitura de Corumbá

  

 Ao lado do prefeito Aldo Clavijo (Puerto Quijarro), Ruiter classificou ação como “fundamental” para processo de integração 

O prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira (PT), acompanhou o início dos trabalhos dos agentes de saúde de Corumbá e estudantes bolivianos na realização do Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) em Puerto Quijarro, na manhã desta sexta-feira, 13 de fevereiro. Ruiter estava acompanhado do prefeito de Quijarro, Aldo Clavijo.

A atividade segue determinação do prefeito Ruiter que no início da semana reuniu seu secretariado para pedir a intensificação das ações preventivas e educativas no combate à doença com as cidades bolivianas vizinhas. Em Santa Cruz, a mais de 600 quilômetros da região fronteiriça, mais de 700 casos de dengue já foram confirmados pelas autoridades bolivianas. As próprias autoridades bolivianas fizeram a solicitação ao chefe do Executivo corumbaense.

Os 80 jovens capacitados pela Secretaria Executiva de Saúde Pública na quinta-feira, dia 12, estão auxiliando os agentes corumbaenses no trabalho que vai atingir todos os bairros daquela cidade. O LIRAa feito em Puerto Quijarro vai auxiliar as autoridades a localizarem os pontos mais vulneráveis para proliferação das larvas do mosquito.

Antes do início dos trabalhos, o prefeito Ruiter conversou com os estudantes e destacou que a participação deles na campanha de combate e prevenção à dengue em Puerto Quijarro. “Vocês são a principal figura no combate à dengue nessa missão de orientar o cidadão”, afirmou o chefe do Executivo corumbaense. “Viemos aqui para colaborar com vocês, da melhor forma possível”, enfatizou. “Precisamos estar unidos, doenças não respeitam fronteiras”

Ruiter explicou que a parceria – existente entre Corumbá; Ladário e os municípios de Puerto Quijarro e Puerto Suárez – tem como objetivo promover ações que permitam o desenvolvimento sustentável da região e a melhoria da qualidade e condições de vida de suas respectivas populações. “Precisamos estar unidos e somar forças”, disse. “A ação de saúde pública é um exemplo prático da concretização de um processo de integração. Esse nosso exemplo é fundamental”, definiu.

O prefeito lembrou que estes quatro municípios já desenvolvem trabalhos visando a integração fronteiriça. “Na visita dos presidentes Lula (Brasil) e Evo Morales (Bolívia) entregamos a eles a Carta dos Municípios da Fronteira Pantaneira. Esse documento traz as preocupações e reivindicações comuns as nossas cidades. Ao serem atendidas, elas trarão melhorias para toda a região”, avaliou. Ruiter pediu aos técnicos da Saúde de Corumbá que trabalhem com o “mesmo empenho” que demonstram nas ações realizadas em Corumbá. 

Skip to content