Ruiter homenageia comandantes do Exército e do CMO

 Prefeitura de Corumbá

  
Prefeito Ruiter Cunha entre os dois homenageados: parceiros de Corumbá

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) homenageou o general-de-exército Enzo Martins Peri, Comandante do Exército Brasileiro, e o general-de-exército Rui Alves Catão, Comandante do CMO (Comando Militar do Oeste), com o titulo de Hóspedes de Honra do Município de Corumbá.

Na noite desta sexta-feira, 13 de fevereiro, durante jantar oferecido pelo general-de-brigada José Carlos dos Santos, Comandante da 18º Brigada de Infantaria de Fronteira, Ruiter entregou os decretos da honraria aos generais. O chefe do executivo corumbaense ainda presenteou os homenageados com obras de arte produzidas por artistas locais e que retratam a beleza e a história do pantanal sul-mato-grossense.

“As Forças Armadas sempre foram importantes parceiras do Município em diversas ações. Atos como o de hoje ajudam a reforçar este laço de amizade e companheirismo entre a Prefeitura e o Exército, entidade que tem uma função fundamental nesta região de fronteira”, afirmou o prefeito.

Agradecendo a homenagem, o general Enzo Peri lembrou que a região pantaneira é a segunda prioridade do Exército Brasileiro na questão da defesa nacional. “Essa situação faz com que a injeção de recursos nesta área seja crescente. Esta é uma região de grande importância para a manutenção da soberania do país”, disse.

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira foi acompanhado pela primeira-dama e secretária especial de Integração das Políticas Sociais, Beatriz Ribeiro Cavassa de Oliveira, e pelo secretário executivo de Relações Institucionais, Carlos Porto. O prefeito de Ladário, José Antônio Assad e Faria (PT) e o comandante do 6º Distrito Naval, contra-almirante César Sidônio Dahia Moreira, também participaram do evento. O jantar aconteceu no Circulo Militar de Corumbá.

Decretos

O decreto 567, de 13 de fevereiro de 2009, declara o general-de-exército Enzo Martins Peri Hóspede de Honra de Corumbá pela importância que o Exército possui para toda a República Federativa do Brasil e sua participação no esforço governamental para assegurar a presença do Estado Brasileiro em áreas estratégicas e prioritárias do território nacional.

No documento, o prefeito destaca que “tal participação é necessária e fundamental para Corumbá, para a garantia da paz e da soberania nacional, ante sua localização geográfica, situada em região de fronteira com extensa faixa territorial seca” e também reforça “o esmero e dedicação com que o General-de-Exército ENZO Martins Peri desenvolveu suas atribuições no extinto Mato-Grosso integrado e nos mais variados rincões do país, dando continuidade aos seus trabalhos como Comandante do Exército, convertendo sua atuação em reconhecidos benefícios auferidos por toda a população brasileira.”

Já o decreto 568, da mesma data, dá ao general-de-exército Rui Alves Catão o titulo de Hospede de Honra pelo “relevo e envergadura do Comando Militar do Oeste – CMO, que compreende os Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, sendo responsável por mais de 1.000.000,00 Km², os quais fazem fronteira com Bolívia e Paraguai, além de ter em sua circunscrição o Pantanal, maior planície alagada do planeta e patrimônio mundial da UNESCO”.

Ruiter ainda destacou a importante missão do Comandante do CMO na manutenção da soberania nacional nesta fronteira oeste do Brasil. “O General-de-Exército Rui Alves Catão vem desenvolvendo com brilhantismo o mister no qual foi imbuído, elevando o nome do Exército Brasileiro pelo seu dinamismo, em benefício de Corumbá e de toda a região sob seu comando”, afirma o decreto.

Skip to content