Saúde promove ações de combate e prevenção a dengue

 Prefeitura de Corumbá

  

 Agentes comunitários de saúde foram orientados sobre ação contra a dengue

A Prefeitura de Corumbá deu início hoje, 12 de fevereiro, um mutirão para retirada de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue) de casas e terrenos. A ação começou pelo bairro Aeroporto e ainda atingirá o bairro Dom Bosco. Trabalho semelhante foi realizado na Popular Velha. São utilizados maquinários da Secretaria Executiva de Infraestrutura e cerca de 30 agentes comunitários de saúde, profissionais lotados na unidade Estratégia de Saúde da Família do bairro Aeroporto.

Segundo a gerente de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Corumbá, Viviane Ametlla, os agentes comunitários de saúde percorrerão as casas do bairro orientando os moradores sobre as formas de prevenção da doença. Eles também verificarão a existência de possíveis criadouros do mosquito e, se houver necessidade, auxiliarão a removê-los.

A iniciativa tem como objetivo reduzir as chances de proliferação do mosquito transmissor. “Corumbá se mantém vigilante e desenvolve trabalho rotineiro de combate e prevenção à dengue”, disse Viviane. A expectativa é concluir a ação no Aeroporto em três dias.

Respondendo pela Secretaria Executiva de Saúde Pública, Cleber Colleone, orientou a população corumbaense a ter cuidados básicos para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue. “É cuidar e manter limpos quintais e terrenos; evitar acúmulo de água parada e reservatórios que possam se tornar possíveis criadouros para o mosquito Aedes aegypti”, disse.       

Skip to content