Centro de Saúde da Mulher atende cerca de 500 consultas mensais

 Prefeitura de Corumbá

  

 Mulheres receberam orientações sobre tratamento de câncer de mama e de colo uterino

A programação da Semana da Mulher teve sequência na manhã desta segunda-feira, 09 de março, com a realização de palestras educativas e um café da manhã no Centro de Saúde da Mulher (CSM). As pacientes ainda receberam botões de rosas confeccionados no CAPS-AD.

Na palestra, o médico Marco Antônio Cazzolato esclareceu dúvidas a respeito de doenças como câncer de mama e de colo uterino. Ele ressaltou que o diagnóstico precoce é um importante aliado no tratamento, uma vez que se a descoberta acontece em fase inicial é perfeitamente curável. A gerente de políticas para as mulheres, Cristiane Santana, acompanhou a atividade.

A revista “Toque de Vida”, publicada pelo Instituto Avon, e apresenta resultados parciais sobre o trabalho preventivo de combate ao câncer de mama em 11 municípios de Mato Grosso do Sul foi entregue às pacientes da unidade.

O Centro de Saúde da Mulher oferece atendimento para gestações de alto risco; programas do câncer de colo uterino e de mama; odontologia; odontopediatria; planejamento familiar; ultra-sonografia; mamografia e laboratório de coletas.

A coordenadora do Centro, enfermeira Mécia Vanuiri Barbant, informou que a unidade atende cerca de 500 consultas mensais e faz entre 50 e 100 mamografias por mês. As ultra-sonografias oscilam entre 650 e 700 mensais. O Centro de Saúde da Mulher conta com 33 profissionais.

Semana

A Semana da Mulher, que este ano aborda o tema “Mulheres e Homens tecendo políticas de igualdade” é uma realização da Prefeitura de Corumbá por meio da Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania. A coordenação é da Subsecretaria de Ações da Cidadania, através da Gerência de Articulação de Políticas Públicas para as Mulheres e Secretaria Executiva de Saúde Pública. A iniciativa tem o apoio do Conselho Mun0icipal dos Direitos da Mulher Fórum de Entidades Não Governamentais de Corumbá e Ladário (Forumcorlad).

A programação conta com parceria da Associação de Mulheres “Amor Peixe”; Câmara Municipal de Vereadores; Central Única de Favelas – CUFA; Comissão Pastoral da Terra; Delegacia da Mulher; Embrapa Pantanal; Estabelecimento Penal Feminino; Instituto de Mulheres Negras do Pantanal; Lions Club Alvorada; Marcha Mundial de Mulheres; ONG Paz Natureza Pantanal e Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Skip to content