Em Corumbá, a mulher desmistificou o conceito de fragilidade

 Arquivo PMC

  
Mãe Crechera, uma das marcas da valorização da mulher em Corumbá

Na data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, Corumbá tem muito pra comemorar. Os últimos quatro anos foram de vitórias, em todos os sentidos. Dentro do Poder Público, elas conquistaram espaços importantes. Fora, os reflexos positivos são os programas implantados pela administração do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), responsáveis direto pela valorização das mulheres corumbaenses que, principalmente, permitiram geração de emprego e renda, através de cursos de capacitação nos mais diferentes segmentos.

O início dessa conquista começou pela valorização das mulheres dentro da administração do prefeito Ruiter. “Hoje, seguramente, são companheiras que nos ajudam a construir um momento melhor e fazer de Corumbá uma cidade mais justa e solidária”, afirma.

Ruiter destaca o amplo espaço aberto na unidade administrativa do Município para as mulheres. Lembra que, hoje, a Prefeitura de Corumbá tem mulheres comandando postos de grande responsabilidade. “A mulher conquistou espaço e reconhecidamente exerce funções que exigem desgaste e estão se destacando a cada dia que passa”, comenta.

Para o prefeito, a valorização da mulher é uma das marcas da sua administração. E a valorização acontece em todos os sentidos, não apenas em relação àquelas que ocupam cargos importantes, como Beatriz Cavassa de Oliveira (primeira dama), secretária especial de Integração das Políticas Sociais; Maria Lúcia Ortiz Ribeiro, secretária de Promoção da Cidadania; Cristiane Sahib Guimarães, secretária executiva de Assistência Social; Waléria Cristiane Andrade Leite, secretária executiva de Receita e Finanças; Luciene Deová de Souza Assis, secretária executiva de Meio Ambiente; Ligia Maria Baruki de Melo, presidente da Fundação Especial de Cultura e Turismo; Heloisa Helena da Costa Urt, superintendente de Cultura; Silvana dos Santos Ricco Ortiz, diretora presidente da Agência Municipal de Trânsito e Transporte; Lucinéia Moreira Barreto, subsecretária de Comunicação Institucional, entre outras.

O prefeito destaca o valor das mulheres que integram a sua equipe. No entanto, não se esquece das demais servidoras municipais, da “mais humilde a mais importante”. Na opinião dele, todas estão sendo fundamentais na “missão de construir políticas públicas que possam contribuir para melhoria da sociedade”.

A opinião de Ruiter é compartilhada pela secretária Beatriz Cavassa de Oliveira. Segundo ela, as mulheres estão ocupando os espaços porque se mostram “profissionais” de grande “competência e responsabilidade”. Ela argumentou que as mulheres não devem ter seu valor lembrado ou reconhecido em apenas uma data, mas “durante todos os dias do ano”.

Para ela, a criação da Gerência de Articulação das Políticas Públicas da Mulher foi fundamental. A partir de então, “a mulher ganhou espaço para suas reivindicações e ter voz efetiva junto ao poder público”.

Comunidade beneficiada

A valorização da mulher dentro do serviço público está traduzindo em resultados positivos para a comunidade. Elas contribuíram, e muito, para implantação de projetos programas importantes como o Prefeito Presente, comandado pela secretária Beatriz Cavassa de Oliveira.

Destaque também para o Mãe Crechera, que permite manter as crianças nas creches durante as férias escolares, atendidas pelas próprias mães (somente em 2009, foram 800 crianças atendidas durante o mês de janeiro, por 89 mães selecionadas e capacitadas para o trabalho).

Outra conquista foi o projeto Se Essa Rua Fosse Minha, destinado a pessoas da comunidade de ambos os sexos, mas com grande participação feminina. Elas, após capacitadas, estão contribuindo para pavimentação das ruas e alamedas onde residem, fabricando e implantando as lajotas sextavadas.

Ação executada pela Prefeitura e bastante elogiada é o “Cultura Viva”, que permite a alunos da Rede Municipal de Ensino (REME) participação em aulas de dança, tênis, futsal, natação e acompanhamento escolar, tudo no Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer.

Na sua administração, Ruiter inovou e ampliou os Centros de Referência em Assistência Social. A cidade conta com estruturas nos bairros Centro América e Nova Corumbá, onde atende as mães corumbaenses com cursos diferenciados em apoio ao aumento da renda familiar. Para se ter uma idéia, as próprias mães se organizaram e criaram associações. Hoje, trabalham em grupos.

Os programas voltados à mulher atingem todas as áreas da Prefeitura, saúde, educação, infraestrutura, meio ambiente, social, cultura, entre outras. Em Corumbá, a valorização é constante. Tudo isso faz com que as mulheres desmistifiquem, cada vez mais, o conceito de fragilidade, contribuindo decisivamente na construção da cidade.

Skip to content