Encontro apresenta pacto de combate à violência contra mulher

 Prefeitura de Corumbá

  

 Diretrizes do pacto foram apresentadas durante encontro em Ladário

O encontro regional de Conselhos “Mulheres e Homens tecendo Políticas de Igualdade” apresentou as diretrizes do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher. A apresentação aconteceu na Câmara Municipal de Ladário na tarde desta terça-feira, 10 de março. A atividade faz parte da programação da Semana da Mulher desenvolvida em parceria pelas Prefeituras de Corumbá e Ladário.

O Pacto Nacional tem como objetivos reduzir os índices de violência contra as mulheres; promover uma mudança cultural a partir da disseminação de atitudes igualitárias e valores éticos de respeito às diversidades de gênero e de valorização da paz e, garantir e proteger os direitos das mulheres em situação de violência, considerando questões raciais, étnicas, geracionais, de orientação sexual, de deficiência e de inserção social, econômica e regional.

A apresentação do Pacto foi feita durante palestra da representante da Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres, Valéria Mont Serrat. A secretária Municipal de Promoção da Cidadania, Maria Lúcia Ortiz Ribeiro acompanhou o evento ao lado da gerente de Articulação das Políticas Públicas da Mulher, Cristiane Santana.

Participando do encontro, o prefeito de Ladário, José Antônio Assad e Faria (PT) afirmou que a maciça participação da população no evento mostra a “força da causa” e a importância do evento. “Este fórum tem qualidade e potencial para discutir e propor ações”, disse o chefe do Executivo ladarense.

Programação

A programação da Semana da Mulher terá seqüência amanhã, dia 11, com o lançamento do Fórum Regional de Enfrentamento à violência contra as Mulheres do Campo, no auditório do Fórum, a partir das 14h. Na quinta feira, dia 12, Oficina de Promotoras Legais Populares, no Campus do Pantanal /UFMS, das 07h30 às 11h30, e das 13h30 às 16h30.

Na sexta-feira, dia 13, acontece solenidade de criação do núcleo de Mulheres da CUFA “Maria Maria”, às 17h, na Casa da Cidadania. À noite, a partir das 20h, seresta em homenagem às mulheres, no Jardim da Independência.

A Semana é uma realização da Prefeitura de Corumbá por meio da Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania. A coordenação é da Subsecretaria de Ações da Cidadania, através da Gerência de Articulação de Políticas Públicas para as Mulheres. A iniciativa conta com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Fórum de Entidades Não Governamentais de Corumbá e Ladário (Forumcorlad).

A programação conta com parceria da Associação de Mulheres “Amor Peixe”; Câmara Municipal de Vereadores; Central Única de Favelas – CUFA; Comissão Pastoral da Terra; Delegacia da Mulher; Embrapa Pantanal; Estabelecimento Penal Feminino; Instituto de Mulheres Negras do Pantanal; Lions Club Alvorada; Marcha Mundial de Mulheres; ONG Paz Natureza Pantanal e Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Skip to content