Encontro transfronteiriço sobre zoonoses acontece em Corumbá

Corumbá recebe entre os dias 23 e 26 de março, o II Encontro Sobre Vigilância, Prevenção e Controle de Zoonoses e Emergências Zoosanitárias em Áreas Transfronteiriças. Durante o evento serão discutidas e aprovadas as propostas de um Termo de Cooperação Técnica (TCC) entre os participantes.

Além da Prefeitura Municipal de Corumbá, participam do encontro a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS); Ministério da Saúde do Brasil e da Bolívia; Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul; SEDES de Santa Cruz – Bolívia; Secretarias/Serviços de Zoonoses dos municípios de Corumbá e Ladário/Brasil e Puerto Soares, Puerto Quijarro e El Carmen/Província de German Busch/Bolívia.

Na segunda-feira, 23 de março, serão debatidos os temas: atualização e controle da dengue; epidemiologia da doença –  aspectos clínicos e epidemiológicos; classificação de risco em epidemias; necessidade para implementação dos componentes da EGI-Dengue em zonas de fronteira; ações de controle executadas no Mato Grosso do Sul e zonas de fronteira; ações de controle executadas nos outros países do Mercosul;

Na terça-feira pela manhã, os temas serão: atualização e controle das leishmanioses; leishmaniose visceral: diagnóstico, tratamento e recomendações clínicas para redução da letalidade; tratamento e vacina contra LVC; Vigilância Canina da LVA, prevenção e controle; vigilância entomológica e controle vetorial da LVA; e a apresentação da vigilância epidemiológica das principais zoonoses nos países do Mercosul.

No período vespertino as discussões são sobre a raiva canina. Os temas são: esquema profilático anti-rábico humano: principais equívocos na indicação do tratamento; fluxo pré-estabelecido para aplicação de esquemas preventivos contra a raiva de pacientes da Bolívia no Brasil; principais medidas para o controle de foco de raiva canina; coleta e envio de material humano e animal para o diagnóstico laboratorial da raiva; e p apoio para projetos educativos relacionados à raiva na área de fronteira.

Na manhã do dia 25, quarta-feira, os participantes fazem a apresentação e discussão das propostas para o TCC. À tarde discutem atualização e controle da febre amarela. Sobre a doença, os temas serão: vigilância de epizootias em Mato Grosso do Sul; medidas de controle frente a surtos: vacinação, tratamento e controle vetorial; investigação de casos de Febre Amarela Silvestre em Mato Grosso do Sul no ano de 2008; resposta e gestão em situação de Epidemias; gabinete de crise; comunicação de risco.

O II Encontro Sobre Vigilância, Prevenção e Controle de Zoonoses e Emergências Zoosanitárias em Áreas Transfronteiriças termina com a discussão e elaboração das recomendações finais e a redação e elaboração das recomendações finais. No dia 26, acontece visita técnica ao CCZ (Centro de Controle Zoonoses) de Corumbá.

Skip to content